Ter segurança das informações na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo, é uma das ferramentas mais importantes para a negociação. E com os adicionais Consultar Placa você sai na frente neste sentido.

Além de oferecer a ficha completa do veículo, nós podemos te ajudar a descobrir muito mais sobre o carro ou moto que você está pensando em comprar. 

Conheça alguns adicionais que você pode incluir na sua consulta para saber informações ainda mais relevantes do veículo e ajudar na sua decisão de compra:

1. Registro de oferta em leilões

Esta informação vai mostrar se o veículo teve passagem por leilão e também qual o tipo de leilão em que ele se enquadrou, se foi corporativo, privado ou varejo. É importante saber qual a origem do leilão, pois isso diz muito sobre o estado de conservação do veículo.

Além do mais, muitos anunciantes não informam se o veículo teve passagem por leilão, somente através da consulta você poderá ter a certeza se há algum registro nesse sentido!

2. Histórico de roubo e furto

Se o veículo foi recuperado de roubo e furto, você conseguirá saber através da consulta de placa com esta informação adicional. Veículos que possuem este tipo de registro no histórico são mais difíceis de negociar, caso você queira vendê-lo futuramente, por exemplo.

3. Sinistro com perda total

Esta é uma das informações mais relevantes que você precisa saber antes de adquirir um veículo. O registro de sinistro com perda total (PT) indica que o veículo sofreu danos que ultrapassam o valor de 75% da sua tabela FIPE, não sendo possível mensurar com precisão todas as avarias.

Alguns vendedores podem até ter feito um bom concerto para revenda, porém, ainda assim é uma compra de alto risco e um veículo muito difícil negociar em uma venda futura. 

4. Restrições financeiras e judiciais

Apresentar este tipo de restrição no histórico pode ser um grande problema. Com esta informação adicional, você consulta junto ao DENATRAN se há alguma restrição financeira e/ou judicial no RENAJUD.

Caso o veículo apresente alguma restrição financeira, quer dizer que ele pode estar com alienação fiduciária (financiado) e, com isso, fica impedido de realizar transferências.

A restrição judicial, por sua vez, é um pouco mais complicada, pois pode impedir até mesmo a circulação do veículo, dependendo do caso. Por isso é importante ter clareza sobre os detalhes deste tipo de restrição. 

5. Histórico de proprietários

Com este adicional, você consegue descobrir o primeiro e o último nome dos 5 últimos proprietários do veículo. Esta pode até parecer uma informação desnecessária, mas conhecer o histórico de proprietários também diz muito sobre o estado de conservação do automóvel.

Além disso, quanto mais proprietários o veículo teve, mais usado ele é e, com essa informação, você pode ganhar vantagem na hora de negociar o valor da compra. 

6. Referência de preço

Ao consultar esta informação, você consegue comparar o preço da tabela FIPE com o do anúncio, evitando cair em um golpe de revenda.

É muito importante cruzar esta informação com as demais do histórico do veículo, para verificar se você não terá prejuízos ao comprar um carro ou moto acima do valor da tabela, ainda mais se existirem registros negativos. 

7. Recall

O recall é uma comunicação da montadora que notifica algum defeito do veículo que precisa ser reparado. O proprietário deve levar o veículo para realizar a reparação, no prazo máximo de 1 ano, e só depois de feito o reparo, a informação do recall é retirada.

Caso a consulta indique que o veículo possui recall, quer dizer que ele ainda não foi regularizado e isso impede que o veículo seja transferido ou licenciado, gerando um bloqueio no documento. 

8. Guia de imagens

Outro recurso muito interessante e que pode te ajudar na hora de negociar o veículo, é o Guia de Imagens. Com esta adicional, você terá acesso a fotos de um veículo igual ao consultado.

Assim, você saberá exatamente onde encontrar o chassi, marcações de fábrica e outras informações importantes para checar e conferir a regularidade do veículo.

9. CRLV-e (documento digital do veículo)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo agora é digital, por isso passou a ser chamado de CRLV-e. Alguns documentos antigos impressos no papel moeda ainda estão em circulação, porém, este é o novo formado adotado a partir do CRLV 2021.

Para saber se o documento do carro ou moto que você está consultando já possui o documento digital, você pode incluir esta informação nos seus adicionais do Consultar Placa!

Além de verificar o documento completo do veículo, a posse do CRLV digital já é uma boa indicação de que o carro ou moto está com a documentação em dia. 

São muitas as vantagens que você pode obter ao consultar a placa do veículo e, além das consultas básicas, as informações adicionais são uma excelente forma para ter mais segurança na hora da decisão de qual veículo comprar.

Sem contar que quanto mais bem informado(a) você estiver, melhor você poderá negociar, afinal, essas informações contempladas são valiosas e, muitas vezes, omitidas pelos proprietários ou vendedores.

Está com um veículo em vista? Que tal consultar a placa dele agora mesmo e receber todas essas informações e muito mais com o Consultar Placa? É só clicar no link abaixo:

Faça seu comentário