A decisão de escolher e comprar um veículo não é simples, afinal este é um bem que irá te acompanhar nas tarefas mais cotidianas do dia a dia, te fornecendo mobilidade, conforto, e proteção. Em paralelo, ele envolve um investimento alto, que não pode ser feito sem planejamento e segurança.

Para economizar, pode ser que você esteja buscando veículos seminovos ou usados, mas dentro do universo da revenda de carros e motos é preciso estar sempre atento para garantir um bom negócio, com preço justo e sem surpresas futuras.

Infelizmente, é mais comum do que se imagina a aplicação de golpes envolvendo anúncios de veículos. Mas para te ajudar a não ser enganado, listamos os golpes de revenda mais comuns e vamos te contar como passar longe deles. Vamos lá?

1. Pagamento antecipado

Um dos golpes mais comuns é o envolvendo o adiantamento de pagamento, um “sinal”. E os argumentos para isso podem ser inúmeros, é bom ficar esperto!

Para escapar desse tipo de golpe você pode negociar outras formas de pagamento; evitar transações não rastreáveis, como dinheiro vivo; nunca comparecer à visita ou entrega do carro com dinheiro ou cheque preenchido; e pesquisar e confirmar os dados bancários antes de realizar qualquer transferência, desconfiando quando forem de terceiros.

2. Veículo clonado

Quem nunca ouviu falar que fulano comprou um carro clonado? A clonagem de veículos é outro golpe que acontece muito na revenda de carros e que envolve placas e documentos falsificados. Por ser um golpe mais complexo, não dá sinais tão visíveis e claros.

Para não ser vítima desse tipo de fraude é importante checar os dados do proprietário no DETRAN, SPC e outras plataformas confiáveis. Além de evitar pagamentos à vista em dinheiro e desconfiar de grandes descontos e contas de terceiros.

3. Anúncio fantasma

A lista de possibilidades de golpes envolvendo falsificações no anúncio é bem extensa. O anúncio pode ser completamente falso e o veículo divulgado nem existir. É possível que a foto da fachada da concessionária que complementa o anúncio não seja verídica, assim como as imagens e informações sobre o veículo.

Além disso, pode ser que o veículo que você ver na hora da visita não esteja realmente à venda ou que dados como os de consórcio contemplado ou financiamento quitado sejam só uma isca para te enganar.

Desconfie de preços muito abaixo da média, anúncios com poucas fotos ou bons demais para ser verdade. Cheque a procedência da garagem/concessionária citada no anúncio, procure um site oficial ou telefone para confirmar as informações e, se possível, consulte a placa do veículo.

4. Quilometragem adulterada

É bastante comum que, na tentativa de conseguir um preço maior de revenda, proprietários e/ou concessionárias mal intencionadas reduzam a quilometragem do veículo. Para evitar ser enganado, é importante se atentar aos desgastes físicos do carro, comparando-os com o ano de fabricação informado e o design do modelo. 

5. Pneu maquiado

Existem diversos truques que podem ser aplicados para passar a impressão de que os pneus estão em melhor estado do que o real, desde silicones e produtos reparadores até a técnica de remold. Fique de olho nas marcações originais TWI para escapar desse tipo de golpe!

6. Um trato na lataria

Na mesma linha do golpe anterior, também é super normal dar “aquele trato” na lataria do carro ou moto para disfarçar e esconder imperfeições ou históricos de colisões.

É claro que é bacana que o vendedor faça reparos que melhorem a aparência do veículo, mas a partir do momento que os riscos, amassados e detalhes do histórico são omitidos do comprador, é golpe.

7. Test-drive

Neste golpe, não é o vendedor que age de má-fé com o comprador, mas o contrário. O golpista, ao demonstrar interesse pelo carro e ir visitá-lo, pede para fazer um test-drive e, caso o faça sozinho, pode desaparecer com o veículo ou te fazer de refém, se você for acompanhá-lo.

Algumas dicas para evitar esse golpe é pesquisar sobre o comprador, marcar a visita durante o dia, em um lugar público e movimento, não ir desacompanhado e evitar oferecer o test-drive.

Informe-se para não ser enganado

Andrea Piacquadio / Pexels

Na hora de comprar ou vender, é essencial procurar saber tanto sobre o histórico do veículo quanto do proprietário, vendedor e/ou comprador com quem você está negociando. 

Você pode pesquisar os nomes dos contatos e documentos do veículo online e nas redes sociais. Na hora da visita, vá acompanhado, marque em locais públicos e fique de olho nos detalhes. Nós temos dois posts perfeitos para te ajudar nisso:

E se tiver a oportunidade de acessar ou ver o número da placa do veículo que você estiver interessado, fazer uma consulta pode ser uma excelente maneira de garantir a segurança do seu negócio. E nós podemos te ajudar nisso, conheça:

Faça seu comentário