Se você pretende comprar um veículo usado, em algum momento durante sua pesquisa, deve ter encontrado o termo alienação fiduciária

Comprar um carro é um processo complexo, tanto em questões práticos como pesquisa de preços, avaliação mecânica e procedência, quanto no aspecto burocrático.

Muitas vezes, termos jurídicos como alienação fiduciária podem nos confundir e assustar. Mas afinal, o que isso significa?

Vamos te explicar o que é alienação fiduciária, como remover essas palavras do documento do seu veículo, e ajudá-lo a decidir-se sobre a compra de um veículo com alienação fiduciária.

O que é Alienação Fiduciária?

Alienação fiduciária é o termo jurídico para o acordo firmado entre um consumidor e uma instituição financeira e se aplica tanto a veículos quanto imóveis financiados.

A alienação configura uma restrição administrativa, uma maneira de impedir que alguem venda um bem que ainda não foi totalmente quitado.

Em veículos, o termo costuma aparecer no documento no campo de observações. Como podemos ver no exemplo abaixo:

Documento CRLV com Alienação Fiduciária. Fonte:

Como remover a observação de alienação fiduciária?

Normalmente, assim que o carro é quitado, a instituição financeira deve notificar o Detran, mas esse é um sistema que pode falhar.

Muitas vezes, não basta apenas quitar o financiamento. Para remover a alienação fiduciária do documento, o dono deve ir ao Detran em posse dos comprovantes e solicitar a remoção da observação.

O recomendado é que, ao pagar o licenciamento anual do veículo, seja feita a solicitação imediatamente.

É seguro comprar um carro alienado?

Como o veículo em questão se encontra em restrição administrativa, não será possível a transferência dos documentos para o seu nome, o que o torna um péssimo negócio.

Se você vai comprar um veículo que conste no documento como alienado e o dono afirma já ter quitado, assim como é o responsável por passar a documentação para o nome do comprador, é ele quem deve solicitar a remoção da observação.

Fuja do prejuízo: consulte a placa!

Conhecer o histórico e a situação legal do veículo que você está disposto a comprar é absolutamente essencial. 

Para não ser passado para trás, o Consultar Placa é o seu melhor amigo. 

O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Faça seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.