O universo dos carros e de seus documentos é cheio de siglas: IPVA, DPVAT, RENAVAM, CRV, CRLV… E algumas delas ainda têm variações, como é o caso do CRLV-e.

Entender o que essa sigla significa é importantíssimo para ficar por dentro das regras sobre licenciamento, registro e propriedade de um veículo. Pensando em te ajudar, elaboramos esse post para que você entenda tudo sobre o CRLV-e. Vamos lá?

O que é CRLV-e?

CRLV é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A CRLV-e é a versão eletrônica do CRLV, um documento que comprova o registro e a propriedade de um automóvel.

No dia a dia, esse documento é chamado popularmente de licenciamento ou ainda somente “documento do carro”.

Até 2016, era obrigatório portar esse documento dentro do carro para fins de fiscalização, mas isso mudou graças à possibilidade de consultar as informações contidas no CRLV de forma eletrônica.

Publicada no dia 30 de Dezembro de 2019 no Diário Oficial da União, a Deliberação Nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito definiu que o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa do documento.

“Art. 2º: O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).”

A Deliberação 180 também menciona que:

“Art. 7º: A expedição do CRLV-e, sem obrigatoriedade de sua impressão, deverá ser implantada em todo o território nacional até 30 de junho de 2020, facultada sua antecipação.”

Então, através desses trechos, sabemos que o CRLV físico foi extinto e substituído pelo CRLV-e a partir do dia 30 de Junho de 2020. 

CRLV-e e CRLV Digital 

Algumas pessoas podem confundir esses dois termos, mas a verdade é que eles tratam da mesma coisa. A adição do -e depois da sigla é para indicar o caráter eletrônico do novo formato do documento.

Como ele também pode ser acessado em meio digital, é comum encontrar algumas pessoas que se referem ao documento como CRLV Digital, Licenciamento Digital ou até mesmo documento do carro digital.

O que é código de segurança CRLV-e?

O código de segurança requerido é uma sequência numérica que pode ser encontrada no CRV, o Certificado de Registro do Veículo.

Esse código é composto por onze números e ele pode ser encontrado na parte superior direita, abaixo do número do CRV.

Como emitir o CRLV-e?

Existem três formas de emitir o CRLV-e: pelo app Carteira Digital de Trânsito, pelo site do Detran ou em uma unidade de atendimento física do Detran.

Pelo aplicativo, o processo é super rápido e simples. Você precisará ter acesso ao CRV, baixar o app em sua loja de aplicativos, adicionar o veículo e fazer o download do documento. O ponto negativo dessa opção é a necessidade de espaço livre no celular, o que pode ser um problema para muitas pessoas.

Pelo site do DETRAN, o procedimento é bem parecido, mas tudo vai depender do seu estado, já que os sites são diferentes em cada unidade da federação.

Se você escolher ir presencialmente até um posto do DETRAN, saiba que você precisará agendar um horário e levar alguns documentos para conseguir fazer a emissão do CRLV-e.

Consulte e faça a emissão de forma fácil

Sabia que tem como emitir o CRLV-e com mais facilidade e agilidade? O Consultar Placa, além de fornecer as principais informações sobre um veículo, também oferece serviços adicionais que tornam a sua consulta mais completa.

Você não precisa se preocupar em baixar nenhum aplicativo ou ir até o DETRAN da sua cidade. Nós oferecemos esse serviço com muito mais facilidade e agilidade, melhorando a sua experiência e poupando seu tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre o CRLV-e, que tal se aprofundar nesse assunto para entender qual sua diferença para o CRV?

Faça seu comentário