Uma das preocupações mais comuns entre os compradores de veículos, é se ele veio a partir de um dos diversos tipos de leilão que existem. É preciso ter muito cuidado para não cair em golpes, pois esta é uma informação que os vendedores costumam esconder.

E saber apenas se o veículo tem passagem por leilão não é o suficiente, entender qual é o tipo do leilão e o que isso representa no histórico do veículo faz toda diferença, para que você saiba se vale a pena ou não adquiri-lo.

Vamos, então, conhecer todos os tipos de leilão, qual o mais seguro para adquirir um automóvel e como saber qual o tipo de leilão que o veículo apresenta?

Leilão de montadora

Os veículos de leilão de montadora são os de menor risco, por serem fornecidos pela própria frota da montadora e geralmente estarem em boas condições.

Algumas montadoras também optam por realizar leilões em casos de fechamento de fábrica, como vem acontecendo com a Ford, por exemplo.

Leilão de recuperação financeira

Este é o tipo de leilão realizado pelos bancos. O estado de conservação destes veículos pode variar, devido à diversidade de proprietários. Aqui se enquadram os automóveis que os antigos proprietários não quitaram as dívidas de um financiamento ou consórcio, por exemplo.

Leilão de seguradora

Automóveis que já passaram por algum sinistro ou veículos recuperados de roubo e furto voltam para as seguradoras. Deste modo, a seguradora realiza o leilão para despachar estes tipos de veículos, que normalmente apresentam avarias moderadas ou graves, ainda mais se o veículo tiver registro de sinistro.

Adquirir um veículo com este tipo de leilão é arriscado, pois o prejuízo pode ser grande ao realizar os consertos. Fique de olho!

Leilão do Detran

O Detran oferece o prazo de 90 dias para procura de carros que foram apreendidos. Após este prazo, os veículos que não foram procurados ou resgatados, vão para leilão.

Este tipo de leilão oferece menor risco, pois contempla veículos que foram apreendidos devido à falta de pagamento de documentos ou por constar algum item irregular. No entanto, é preciso ficar atento quanto a estas irregularidades e saber quais são as pendências do veículo em questão.

Leilão de órgãos públicos

Pressfoto via Freepik

Geralmente, este tipo de leilão envolve veículos perdidos em ações da Justiça Federal, Estadual, Justiça do Trabalho, entre outras. Portanto, as condições dos veículos encontrados são variadas e pode ser que se encontre alguns veículos em bom estado de conservação. 

Leilão tipo A, B, C e D

Para além dos tipos de leilão, esse procedimento também pode ser classificados em categorias, de acordo com o grau de conservação do veículo:

  • Tipo A: São veículos que praticamente não possuem avarias, geralmente com boa lataria e mecânica funcionando. São, portanto, de menor risco para o comprador.
  • Tipo B: Neste caso, encontramos veículos com avarias leves, com danos de lataria, por exemplo, mas a parte mecânica funcionando normalmente. 
  • Tipo C: Este tipo são os veículos com avarias moderadas, como, por exemplo, veículos que já foram batidos ou outros danos materiais em que o conserto do veículo seria superior a 75% do valor do veículo. Geralmente, estes são os leilões de seguradoras, os quais apresentam um risco maior para o comprador. 
  • Tipo D: Encontramos neste tipo de leilão os veículos com avarias graves, com lataria danificada e mecânica não funcionando. São de alto risco para o comprador, já que não se pode estimar com precisão os danos totais do veículo. 

Estes leilões podem ocorrer de forma presencial ou online, por isso, é preciso ficar muito atento com a origem do leilão e tomar um cuidado redobrado com os leilões online. Veja aqui algumas dicas e orientações para não cair em golpes neste tipo de leilão. 

Além de todo cuidado, é importante lembrar que veículos com registros de Parecer Técnico, Securitário e Vistoria podem ter dificuldade na contratação de seguros. Então, se você tem intenção de realizar o seguro para o veículo que vai adquirir, verifique isso antes de comprar. 

E a nossa dica para isso é contar com os serviços do Consultar Placa para obter um relatório completo da ficha do veículo e ter mais segurança na hora de comprar um veículo, seja ele de leilão ou não.

Faça seu comentário