Já se perguntou qual o valor de revenda do seu carro ou moto no momento? Se você já teve alguma experiência com compra e venda de veículos, provavelmente conhece a tabela FIPE.

Mas, para quem não sabe, é a partir desta ferramenta que se baseiam as negociações. Portanto, quando se fala em preço de carro, no Brasil, é na tabela FIPE que se busca um valor base e um parâmetro confiável.

Quer entender melhor como essa ferramenta funciona, quando ela surgiu, como os valores são calculados e como utilizá-la? Então é só continuar a leitura!

O que é a tabela FIPE?

A Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e é um registro oficial, utilizado em todo o Brasil, dos preços médios de mercado de veículos.

Ou seja, ela é uma enorme lista que compila os valores médios de cada modelo anunciado para venda em todo mercado nacional.

Em seu conteúdo, são contemplados automóveis de todos os tipos, incluindo modelos de carros, motos, triciclos, quadriciclos, caminhões e micro-ônibus, novos, seminovos e usados.

Portanto, ela é uma fonte de consulta bem completa e confiável para pautar pelo menos o ponto de partida de uma negociação e/ou avaliação de um veículo.

A Tabela FIPE também serve de referência para fazer seguros, solicitar financiamentos e determinar o valor do IPVA dos veículos.

Para a determinação final do valor de revenda de um automóvel, no entanto, outros fatores devem ser levados em conta.

Além das estimativas da tabela, o estado de conservação, os acessórios e updates incluídos, as revisões concluídas e outras especificidades e variáveis podem influenciar uma oferta.

Quando ela surgiu?

A FIPE, como órgão, surgiu em 1973 com o propósito de auxiliar cursos da USP (Universidade de São Paulo).

Desde sua criação, entre diversos outros serviços prestados, a organização oferecia o de “Preço Médio de Veículos”, que ficou conhecido como Tabela FIPE e acabou se tornando a funcionalidade mais popular da fundação.

Como a Tabela FIPE funciona?

Primeiro, por ser uma fonte de consulta nacional e que envolve transações comerciais e um bem de valor considerável, os valores médios divulgados na Tabela FIPE são atualizados mensalmente.

Falando sobre o cálculo, ele se inicia com a coleta de preços dos automóveis em todo o território nacional. Para carros zero quilômetro, a FIPE considera o preço cobrado por uma versão de entrada, intermediária e topo de linha em um pagamento à vista.

Para seminovos e usados, são coletados os preços de anúncios e um filtro que exclui os valores discrepantes, tanto para baixo quanto para cima, é aplicado para se chegar em uma média confiável. Veículos blindados e carros de testes, por exemplo, acabam ficando de fora dessa conta.

Com essa filtragem inicial em mãos, é finalmente calculada uma média dos preços e divulgada na tabela disponibilizada de forma digital e gratuita nos sites oficiais da organização.

Assim, os usuários interessados em realizar a checagem de um veículo, podem pesquisar de forma mais ágil e assertiva, filtrando por ano-modelo, motorização e versão. 

Quando usar a Tabela FIPE?

Ok, você já entendeu que a Tabela FIPE serve para guiar uma negociação, certo? Mas na prática isso significa que consultá-la é útil tanto na hora de comprar como de vender o seu próprio veículo. É indicado, então, usar a Tabela FIPE:

  • antes de anunciar o seu automóvel e terminar o quanto pretende cobrar por ele; 
  • durante uma negociação de troca de veículos, para uma conferência comum dos valores de
  • cada modelo ou negociar de forma justa junto à concessionária ou loja de revenda;
  • ao analisar um anúncio online ou em uma loja de revenda que despertou seu interesse;
  • na hora de decidir qual modelo de carro comprar, seja ele zero, seminovo ou usado;
  • para acompanhar o histórico de desvalorização do modelo que você está pensando em adquirir.

E para além das funcionalidades no contexto de revenda, a tabela também é usada por instituições privadas ou governamentais quando precisam determinar valores do IPVA ou indenizações de seguro, por exemplo. 

Como consultar a Tabela FIPE?

Para consultar a Tabela FIPE, basta acessar um dos sites oficiais: www.fipe.org.br ou www.veiculos.fipe.org.br. Depois, é só selecionar o tipo de consulta: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos.

tabela FIPE

Aí, é só preencher os demais filtros para buscar o modelo do seu interesse, como na imagem acima. Também é possível consultar através do código FIPE específico do veículo, caso tenho acesso a este dado.

A pesquisa é feita modelo a modelo, então para checar o valor de outro veículo, é necessário repetir esse último processo.

Como puxar a Tabela FIPE pela placa?

Além da consulta oficial pelos sites da FIPE, o preço médio da tabela também pode ser checado através da consulta da placa do veículo.

No nosso relatório, por exemplo, este valor consta na parte “Referência de preço” e já te entrega esses dados atualizados junto com diversas outras informações importantes para te garantir um bom negócio.

Ou seja, é uma forma prática, segura e acessível de ter em mãos o histórico completo do veículo e do proprietário, contendo inclusive os valores de revenda da FIPE, informando apenas um e-mail e o número da placa. Se interessou? 

Faça seu comentário