Ser proprietário de um veículo envolve diversas responsabilidades, como pagar impostos, fazer a manutenção periódica, abastecimento, lavagem, troca de óleo, filtros, revisões… e por aí vai.

Tudo isso é essencial para manter a conservação e regularidade do veículo, mas também, o mais importante, garantir a sua segurança durante o uso.

E quando estamos falando em segurança, existe um processo no qual é preciso se manter atento, que são os chamados recalls.

Você sabe do que se trata e como proceder caso seu veículo seja objeto de um recall? Aqui nós te explicamos tudo para você não ficar perdido(a)!

O que é recall?

Recall, também conhecido como Aviso de Risco, é uma chamada de reparo anunciada por fornecedores quando algum produto ou serviço apresenta um defeito de fábrica, especialmente quando tal defeito representa um risco aos consumidores.

Essa medida serve, portanto, para fazer cumprir a Lei nº 8087/90 do Código de Defesa do Consumidor e garantir a segurança e saúde das pessoas durante o uso de qualquer item ou serviço, exceto aqueles que oferecem riscos considerados previsíveis em razão da sua natureza e utilidade, como é o caso de  combustíveis, medicamentos e objetos cortantes.

Apesar dessa medida ser válida para qualquer item, o recall é mais frequente no universo automotivo e das montadoras, quando veículos lançados recentemente são identificados com alguma peça falha ou mau funcionamento.

Como funciona?

Após o lançamento e circulação de seu produto ou serviço no mercado, todas as marcas são obrigadas a comunicar às autoridades e ao público caso algum defeito físico ou falha de funcionamento seja identificado. 

É estabelecido por lei que esse aviso seja feito através do maior número de meios de comunicação possível, como cartas, e-mails, notificações, jornais, televisão, rádio e internet, para que sua entrega aos consumidores seja ampla, rápida e efetiva.

Para além da comunicação, o fornecedor precisa se responsabilizar por recolher os produtos e oferecer soluções aos consumidores, sejam de reparo, substituição ou restituição. No caso dos veículos, eles geralmente são encaminhados até oficinas autorizadas para a realização da revisão e conserto do defeito em questão.

Importante: novamente, por tratarem de um defeito de fábrica relacionado à segurança, os recalls não geram custos aos proprietários, precisam ser atendidos prontamente – se for até a uma oficina indicada e alegarem falta de peça, procure o PROCON –  e ocorrem em oficinas autorizadas.

Caso receba uma chamada para recall, mas seja encaminhado para uma oficina não oficial, desconfie, pois pode ser um golpe. Para ficar sempre esperto, conheça os golpes de revenda mais comuns e verifique os recalls ativos em fontes confiáveis.

Como saber se meu veículo tem um recall em andamento?

Para garantir ou verificar se seu veículo possui um recall aberto, você pode checar o site da montadora do seu carro é comum que as fábricas mantenham uma aba específica para isso em seu site oficial. Além disso, é possível verificar o histórico de recall pelo:

Entretanto, caso você queira mais praticidade e agilidade, você pode adquirir a consulta Diamante do site Consultar Placa, onde o processo é muito simples e rápido. Basta informar a placa do veículo e você receberá o histórico de recall daquele modelo de veículo consultado, conforme exemplo abaixo:

Há um prazo para o recall?

Por se tratar de uma medida de segurança, ao receber um aviso de recall você deve procurar às oficinas autorizadas com urgência, porém o recall não tem um prazo para terminar ou expiração. Só é dado como encerrado quando todos os veículos são recolhidos e têm seus problemas resolvidos.

Portanto, se o modelo do seu veículo possui um chamado de recall e você ainda não foi atrás dessa solução, saiba que você ainda tem direito à manutenção e pode (e deve!) procurar a autorizada mais próxima de você.

Recall e compra de veículos

Ao comprar um seminovo ou usado, lembre-se de pesquisar se houve algum recall do modelo e confirmar se o proprietário já solucionou o problema.

Isso fica registrado através de um documento específico que deve acompanhar a documentação do veículo. Caso ele não tenha atendido ao chamado, basta procurar a montadora e encaminhar o veículo a uma oficina autorizada.

E além disso, para garantir uma compra ainda mais segura, consulte a placa do veículo e tenha acesso a diversos dados importantes sobre o carro ou moto e o seu atual proprietário. É simples, barato e rápido, e você fecha negócio sem complicação!

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