Se você pretende adquirir um veículo seminovo, saber a procedência dele e conferir as informações passadas pelo vendedor é uma medida de segurança essencial, pois somente assim você tem a garantia de que está fazendo um bom negócio.

Realizar essa conferência não é tão complicado quanto parece, tudo o que você precisa é do número da placa. Isso porque a placa funciona como a identidade ou CPF do veículo que, ao ser consultada, dá acesso a diversas informações a respeito do seu titular. 

Confira todas as informações que é possível descobrir ao consultar a placa de um veículo e comprove como é simples checar se você está comprando um bom carro ou não: 

1. Dados gerais do veículo

A partir do número da placa as informações mais simples e rápidas de acessar são os dados gerais do carro correspondente. Elas contemplam o modelo do veículo, sua marca, ano de fabricação, ano modelo, cor, chassi, tipo de combustível, segmento, procedência, município e estado.

Apesar de serem dados básicos, eles permitem que você confira se a descrição dada pelo proprietário ou vendedor sobre o veículo bate com as informações originais do registro.

2. Dados técnicos do veículo

Além das informações gerais, é possível consultar os dados técnicos do carro, que incluem: o tipo do veículo, o sub-segmento, número do motor e da caixa de câmbio, potência e cilindradas.

Essas informações também podem dar sinais sobre o histórico de manutenção do veículo e te ajudar a prevenir uma dor de cabeça no futuro.

3. RENAVAM

O RENAVAM consiste em outro número de identificação único que acompanha o carro. Ele é gerado no primeiro registro do veículo no DETRAN, pelo primeiro proprietário. 

Com o número do RENAVAM em mãos você consegue acessar dados sobre o veículo e seu histórico pelo DETRAN e outros sistemas de consulta. Porém, caso você não saiba essa informação, ela também pode ser descoberta ao consultar a placa de um veículo.

4. Débitos e restrições no DETRAN

Aqui, uma das informações mais importantes que podem ser consultadas a partir da placa: os débitos, pendências e restrições do veículo junto ao DETRAN.

Com relação às restrições, os dados acessíveis incluem a situação do veículo, se houve remarcação de chassi ou comunicação de venda e se constam restrições de furto, guincho, administrativas, judiciais, tributárias e outras. 

Elas merecem atenção, pois podem impedir desde a emissão de novas documentações até a circulação do veículo por diferentes motivos.

Já os débitos contemplam a informação de pendência ou não em pagamentos de IPVA, licenciamento, DPVAT, multas e outros débitos municipais.

É importante assegurar que tudo esteja quitado ou esclarecido entre as partes para que ninguém herde débitos e infrações que não são de sua responsabilidade.

5. Débitos no RENAINF

Além dos débitos contidos junto ao DETRAN, vale a pena checar os débitos no RENAINF, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito. Esse órgão abrange não apenas as infrações cometidas dentro do estado de registro do veículo mas as autuações registradas em todo o território nacional.

Você poderá checar se há pendências, mas também o histórico das infrações, tendo uma noção melhor sobre o tipo de direção que o carro era submetido e cruzar isso com outras informações que tiver à sua disposição. 

Vale destacar que, na hora de consultar a placa do veículo, você não conseguirá ter certeza se as pendências já foram quitadas ou não e, portanto, é indicado confirmar o status de cada uma junto ao órgão autuador para garantir que está tudo em ordem.

6. Registro de sinistro

O registro de sinistro se refere aos danos materiais de qualquer natureza que o veículo possa ter sofrido, seja por uma colisão, acidente ou furto. O sinistro pode ser parcial, quando o dano atinge menos de 75% do valor do carro, ou integral, quando o dano é maior que 75% do valor do carro e se caracteriza perda total.

Na intenção de passar o carro para frente e não perder tanto com a desvalorização do preço, pode ser que essas informações não sejam postas às claras.

E consultar a placa do veículo e fazer a checagem do registro de sinistro é uma das medidas que você pode tomar para comprar um seminovo sem ser enganado.

7. Registro de RENAJUD

Também é possível conferir se não há nenhuma restrição judicial relacionada ao veículo, que podem ser de transferência, impedindo a mudança de propriedade; licenciamento, impedindo a mudança de propriedade e o novo licenciamento; e circulação, impedindo a mudança de propriedade, o novo licenciamento e a circulação do veículo.

8. Registro de Ofertas em Leilões

Boa parte dos veículos ofertados em leilões possuem algum registro de sinistro, pois são provenientes de seguradoras, lojas e locadoras, e pela consulta da placa você pode verificar e saber se o veículo possui esse histórico.

9. Histórico de Roubo e Furto

A consulta de histórico de roubo e furto te assegura contra fraudes e/ou cobranças indevidas, afinal um veículo que já tenha sido roubado ou furtado pode custar até 30% menos que um veículo sem esse histórico.

10. Restrições de seguro

Se você pretende contratar um seguro para o seu novo carro, é importante ficar de olho às restrições que podem descredibilizar e/ou levar à recusa do seu perfil pela seguradora. 

Os critérios variam conforme a corretora, mas em geral dizem respeito à segurança e/ou qualidade dos equipamentos do veículo. E sabendo o histórico de infrações, roubo e furto e acidentes você consegue evitar imprevistos nesse sentido.

E como fazer a consulta de placa?

Foto: Domenik Kowalewski / Unsplash

Realmente existem muitas informações úteis e importantes que podem ser descobertas a partir da consulta da placa. E como sabemos que comprar um carro envolve um investimento alto e é essencial ter segurança na hora da escolha, te oferecemos o serviço mais completo de consulta online por um preço acessível e agilidade no processo.

Você só vai precisar acessar o Consultar Placa, informar a placa e seu e-mail e clicar em “Consultar”. Não fique na dúvida ao escolher seu próximo veículo, conte com a gente e faça a escolha certa para você e para o seu bolso! 

Faça seu comentário