Usado e seminovo: será que são dois nomes diferentes para a mesma coisa? Será que “seminovo” é um nome bonito para falar que algo é usado? Ou será um eufemismo? Na verdade, existe sim uma diferença entre esses dois termos e eles são muito utilizados na venda de automóveis que já não são mais 0 km. 

Entender as diferenças entre o seminovo e o usado é importante para não ser passado para trás e também a título de curiosidade, afinal, informação nunca é demais, não é mesmo? Acompanhe a leitura para entender tudo sobre o assunto.

Se você já comprou um carro, provavelmente durante a pesquisa se deparou com os termos “usado” e seminovo”, mas muitos anunciantes costumam usar o termo seminovo para amenizar a situação do carro e também porque esse termo causa uma impressão melhor. Essa prática não é muito legal, mas infelizmente é bastante utilizada. Então fique esperto nessas diferenças.

Características do seminovo

Para um carro ser considerado seminovo, ele precisa se enquadrar em algumas características importantes. São elas:

  • Até 3 anos de fabricação;
  • Único dono;
  • Ter rodado no máximo 20.000 km;
  • Estar com as revisões em dia;
  • Não ter sinistro;
  • Ainda esta na garantia.

Sobre a garantia, este ponto não é um consenso, já que o tempo de garantia das montadoras pode variar muito. Mas, de qualquer forma, um carro seminovo não pode ter passado muito tempo da garantia.

Fique atento

Saber a diferença entre um carro seminovo e um usado não é apenas uma curiosidade, uma vez que alguns vendedores usam dessas nomenclaturas para confundir os compradores. Pode acontecer de você estar procurando um carro com características de seminovo e se deparar com um automóvel ligeiramente mais barato que as outras opções em vista. Será que ele realmente é seminovo ou é usado? É preciso se aprofundar nas pesquisas para resolver essa questão. 

Às vezes compensa pagar um pouco mais em um carro que é realmente seminovo do que gastar menos e acabar fechando negócio em um carro muito rodado, fora da garantia, que já teve mais de um dono… Enfim, várias características que desvalorizam o veículo.

Por outro lado, o contrário também pode acontecer, por isso é preciso ter senso crítico e analisar todas as variáveis. Um exemplo: você precisa decidir entre dois carros – um seminovo, mas que era abastecido com combustível adulterado, o dono fumava dentro do carro e as revisões não foram feitas da maneira adequada. Do outro lado, um usado em ótimo estado de conservação, que o dono cuidava muito bem e isso é visível ao fazer uma rápida análise no veículo. Se os dois estiverem na mesma faixa de preços, vale a pena avaliar a situação a longo prazo e decidir se não vale a pena optar pelo usado por conta das possíveis manutenções que precisarão ser feitas no seminovo.

O que observar

Ao comprar um carro, seja ele usado ou seminovo, é preciso estar atento a alguns detalhes No caso dos seminovos, tenha certeza de que a quilometragem não foi adulterada. Você pode fazer isso observado a condição geral do veículo e consultando um mecânico de sua confiança. Esses profissionais têm a expertise necessária para dizer se a quilometragem foi modificada ou se existe qualquer outro problema que comprometa o bom uso do carro.

Se o seu orçamento é mais apertado, comprar um carro usado pode ser uma opção, você só precisa pesquisar bem para fazer uma boa escolha. Existem alguns pontos importantes que você precisa ficar atento, como a situação dos freios, do câmbio, da suspensão, do sistema elétrico e da estética geral do veículo. Comprar um carro é uma decisão séria que não pode ser feita com pressa ou com dúvidas. Só feche negócio quando tiver certeza do que está levando para casa para evitar surpresas desagradáveis depois.

Consulte a placa

Alguns dados não podem ser acessados somente ao olhar para o veículo ou perguntando ao proprietário. Mas você sabia que a placa do automóvel pode conter uma série de dados importantes? No site da Consultar Placa é possível obter dados completos de um carro, como registros de roubo e sinistro, débitos e restrições do DETRAN, ano de fabricação e muito mais. Basta informar a placa que deseja consultar, o e-mail e em alguns instantes você terá acesso às informações que precisa. Simples e rápido!

Antes de comprar um carro seminovo ou usado, veja a possibilidade de fazer um test-drive, assim como os que são feitos para carros 0 km nas concessionárias. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Faça seu comentário