Já ouviu falar em chassi remarcado? Essa informação muitas vezes passa despercebida durante uma negociação de compra e venda, mas pode fazer muita diferença na valorização do veículo e até dar indícios sobre o seu real estado de conservação. Quer saber exatamente como isso funciona? É só continuar a leitura.

O que é chassi remarcado?

O chassi é a base de identificação sob a qual um veículo é montado, funcionando como uma espécie de certidão de nascimento, um registro das informações do carro ou moto mantido pelas montadoras antes que sua placa veicular seja instalada.

Ele é composto por uma sequência alfanumérica única, chamada de forma oficial de número de identificação do veículo (VIN) e traz várias informações sobre o automóvel, como seu modelo, onde e quando ele foi produzido. Este padrão é utilizado mundialmente desde 1981, conforme a Resolução 4030 da ISO.

Porém, existem alguns casos em que um chassi precisa ser remarcado e isso traz consigo algumas consequências e transtornos.

Em que casos então o chassi precisa ser remarcado?

Basicamente, por se tratar de uma forma de identificação, o chassi precisa estar sempre visível e conservado, então, qualquer ocorrência que danifique este número leva à necessidade de remarcação. Tendo isso em vista, os casos mais comuns em que o chassi deve ser remarcado são:

  • Desgaste: pode ser que, com o tempo ou devido a um acontecimento específico – como uma enchente – o chassi do seu veículo sofra alguma corrosão ou deterioração. Em alguns casos, isso pode ser solucionado através de produtos que revigoram o chassi, porém se os dados forem mais profundos e isso não resolver o problema, é necessário apelar para a remarcação do chassi.
  • Colisão: o local da gravação do chassi precisa estar sempre acessível e visível para qualquer conferência, porém, isso torna-a um alvo fácil em caso de acidentes e colisões. E a regra é a mesma, se o número não estiver legível, a remarcação é necessária.
  • Roubo e furto: outra situação em que a remarcação ocorre é quando o chassi é adulterado depois de um roubo ou furto de veículo. Nesta situação, o chassi original precisa ser regravado após a recuperação do veículo para que o proprietário volte a ter a posse do veículo. 

Qual o problema de ter o chassi remarcado?

Como você já deve estar imaginando, ter um veículo com o chassi remarcado não é algo positivo e dependendo da situação pode gerar várias dores de cabeça ao proprietário. 

A primeira delas é com relação à contratação de um seguro para o veículo. O chassi é um dos itens analisados durante uma vistoria de seguro e é bastante comum que uma remarcação desta identificação leve à recusa do veículo pelas seguradoras por representar um risco à operação.

O mesmo acontece quando estamos falando de empresas financeiras. Além da recusa, outra possibilidade que pode acontecer é a exigência de um valor de entrada maior para trazer maior segurança para o negócio.

Por fim, a outra desvantagem do chassi remarcado é a desvalorização do veículo. Devido aos motivos anteriores e ao risco de uma autuação perante as autoridades do trânsito, um automóvel com remarcação terá menos valor de negociação na revenda.

Como é feita a remarcação do número do chassi?

Caso o seu veículo precise ter o chassi remarcado, você deve seguir as orientações do DETRAN do seu estado. O procedimento não é complicado e pode ser feito diretamente com o departamento ou por meio de um despachante. Para maiores informações e os detalhes do processo, consulte o portal do DETRAN da sua região.

Como o relatório do Consultar Placa te ajuda nisso?

Deu para notar como é importante saber que um veículo teve ou não seu chassi remarcado antes de fechar negócio e chamá-lo de seu? É considerando esse papel-chave que o chassi tem para um veículo que incluímos este dado nos relatórios do Consultar Placa.

Exemplo de Relatório de Consulta

Consultar a placa de um veículo é uma medida muito simples e barata comparada aos benefícios e à segurança que ela te garante. Em poucos minutos e com apenas o número da placa, você descobre se o veículo já teve seu chassi remarcado e várias outras coisas sobre o seu histórico, evitando muitos transtornos futuros e fazendo o melhor uso do seu dinheiro.

Então, se estiver pensando em comprar um carro seminovo ou usado, não faça isso sem o nosso relatório!

Faça seu comentário