Foto de capa: Reprodução Marcelo Camargo / Agência Brasil

Você deve ter visto que este ano (2021), o CRLV impresso em papel moeda não foi emitido como de costume, certo? Isso é porquê agora este documento é digital, e nós podemos chamá-lo de CRLV-e.

Como você não terá mais o documento impresso em mãos, é preciso estar atento ao que essa mudança implica e saber onde e como acessar o documento do seu veículo. Veja só:

CRLV agora é digital

Mego Studio via FreePik

Após o fim da cobrança do DPVAT, a seguradora que era responsável pela emissão do CRLV impresso interrompeu a distribuição. Portanto, a alternativa foi recorrer para a digitalização do documento.

Outra questão é que, neste ano de 2021, muitos processos do Detran passaram a ser digitais, tanto para evitar custos e desperdícios de papel quanto para facilitar o acesso e os procedimentos nos canais digitais. 

O documento digital tem tanta validade quanto o impresso, por isso, saiba como acessá-lo sempre que precisar para conferir as regularidades do seu veículo.

Você pode optar por imprimir ou apenas acessar via aplicativo. Para ter o CRLV em mãos, é preciso acessar o site do portal de serviços do SENATRAN, e acessar com o cadastro do gov.br.

Caso encontre dificuldades em acessar, você pode optar também por procurar um despachante ou ir até o Detran para realizar este serviço.

Passo a passo para acessar o seu CRLV 2021

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  2. Cadastre seu CPF;
  3. Clique na opção “CRLV Digital”;
  4. Digite o número do Renavam;
  5. Digite o código de segurança do CRV (11 dígitos que ficam na parte superior direita do documento);
  6. Após preencher os dados, é só clicar no botão “Incluir”.

Para este procedimento, é necessário informar tanto o Renavam quanto o código de segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo), pois agora ambos serão um único documento no formato digital.

Mas se quiser ainda mais facilidade, no site do Consultar Placa você consegue emitir de forma rápida uma versão digitalizada do CRLV-e. Você só precisa informar a placa do carro do qual deseja emitir o documento, seu e-mail e pronto! Super prático, não é mesmo?

CRLV e CRV num único documento

Como falamos acima, a partir deste ano de 2021 o CRLV e o CRV foram integrados em um único documento.

Caso o proprietário precise realizar a transferência do veículo, ele receberá um número de segurança do CRV, o qual permitirá o acesso para este procedimento.

Veículos que ainda possuem o CRV impresso, caso precisem de uma segunda via do documento, devem solicitá-la e ela já terá formato digital. 

Taxas para o documento digital

Antes, para receber o documento impresso, era necessário o veículo estar com a Taxa de Licenciamento em dia. E agora, para obter o documento digital, isso não muda.

As cobranças de IPVA e Licenciamento continuam valendo, mesmo não recebendo o CRLV em mãos, e as informações dos débitos aparecerão de igual maneira no documento digital. 

Ou seja, não haverá nenhum custo extra com a mudança para o CRLV digital, além do mais, caso seja necessário emitir uma segunda via, isso também não gerará custo, pois o proprietário poderá reimprimir o documento quando desejar. 

Meu veículo é utilizado por outras pessoas, como faço para compartilhar o CRLV-e?

O documento digital fica vinculado ao celular informado no cadastro do usuário e, para ser visualizado, exige uma confirmação de dados do proprietário do veículo.

Portanto, a opção mais segura para compartilhar o CRLV com outros condutores, seria exportar o documento em PDF e disponibilizar para o condutor em questão.

São muitos detalhes e é preciso estar ligado nas mudanças que ocorreram neste ano de 2021. Por isso, a Consultar Placa disponibiliza serviços completos para te ajudar a saber tudo sobre seu veículo. 

Então, se você quer poupar tempo e evitar burocracias de ir até o Detran ou baixar aplicativos, faça uma consulta com a Consultar Placa e tenha acesso ao seu CRLV 2021 de forma rápida e simples.

Faça seu comentário