Informação é a palavra-chave na hora de fazer um bom negócio e comprar um veículo seminovo ou usado. E nós sempre falamos por aqui sobre como realizar a consulta da placa pode ser útil nessa missão.

Com informações sobre o carro ou moto que você pretende comprar é possível fazer uma vistoria mais completa e segura, além de te dar aquela ajuda na hora da negociação.

E agora, com a nossa consulta também é possível acessar o histórico de proprietários e essa é mais uma informação valiosa na hora de fazer sua compra. Quer saber melhor como funciona e porque essa informação faz diferença? Continue a leitura! 

 1. A quantidade importa

Acessar o histórico de proprietários é útil, em primeiro lugar, para você saber quantos donos o carro ou a moto que você está interessado(a) já teve e ter noção do quanto ele já foi usado.

Esse tipo de informação não está sempre à mão, mesmo que você tenha acesso à documentação do veículo. No entanto, ela pode esclarecer detalhes sobre a oferta ou servir de alerta para alguma inconsistência.

2. Uma prévia sobre o uso

Além de saber por quanto tempo e quantas pessoas o veículo já foi utilizado, é possível ter uma noção prévia sobre como ele era usado. Um veículo com vários proprietários tem mais chances de ser rodado ou ter algum tipo de problema em seu histórico.

Se um ou vários dos proprietários forem pessoas jurídicas, pode-se concluir que o veículo era usado por diversos condutores e, muito provavelmente, para viagens longas ou transportes frequentes.

As chances de um veículo ter se envolvido em um acidente ou sofrido algum tipo de dano também é muito maior quando o seu histórico é mais longo ou quando ele já passou pela mão de diversos condutores – e esses são apenas alguns exemplos.

3. Cruzar dados com assertividade

Além de você poder tirar conclusões a partir do histórico de proprietários, é possível unir essas infos com o histórico do veículo e, assim, cruzar dados e tirar conclusões com muito mais assertividade antes de decidir comprar ou não o automóvel.

Caso o veículo tenha muitas multas, por exemplo, é um sinal de que seu uso não costumava ser baseado em uma direção defensiva e responsável. E se ele tiver algum registro de sinistro, é sinônimo de desvalorização e de que alguma ocorrência séria aconteceu com o veículo no passado, como um acidente, colisão ou furto.

Saber disso junto com uma longa lista de condutores, pode tornar essas informações ainda mais relevantes e/ou claras. Ou seja, ter esse conjunto de dados em mãos é uma garantia de que você estará fazendo um bom negócio ou uma solução para fugir de uma cilada.

4. Um argumento para negociar

Fora isso, estar bem informado é essencial para que você possa negociar com mais facilidade e também não ser enganado com algum tipo de golpe de revenda. O que não vão te faltar são argumentos para conseguir a melhor oferta possível!

E como consultar o histórico de proprietários?

É possível solicitar ao DETRAN a certidão “Histórico do Proprietário”, mas para isso é necessário preencher um formulário, pagar uma taxa que varia de estado para estado e aguardar todo o processo ser finalizado.

Porém, como já dissemos, é possível acessar essa informação a partir de um serviço de consulta de placa como o nosso, o Consultar Placa.

Nele, você tem acesso a essa e mais uma série de outros dados sobre o veículo de forma rápida, acessível e descomplicada! 

Vale destacar que em nosso site esse histórico pode ser adquirido junto aos relatórios como uma informação adicional, e também que o histórico não expõe nenhum proprietário, seus nomes completos ou dados. Consulte já e faça apenas ótimos negócios!

Faça seu comentário