Procurando dicas para negociar o preço de um carro usado? Pois nós temos 7 infalíveis para te dar e te ajudar a garantir uma boa compra! Então, acompanhe a leitura até o final e confira.

1. Consulte o histórico de preços na Tabela FIPE

Na hora de negociar o preço de um carro usado, o primeiro passo é se inteirar sobre os valores de mercado dele. Para isso, sua melhor aliada é a Tabela FIPE. Ela permite consultar e obter uma média atualizada do valor de mercado de cada veículo.

Leia também: Tabela FIPE: tudo o que você precisa saber sobre

Outra opção é fazer uma consulta de placa do Consultar Placa para obter um histórico de referência de preço dos últimos 12 meses, além de várias outras informações que podem te ajudar a fazer uma compra segura e vantajosa. Explicamos tudo sobre essa alternativa neste post!

O fato é: o valor da Tabela FIPE serve de base para todas as negociações de venda. Você pode usá-las de parâmetro tanto para identificar ofertas muito acima do valor de revenda praticado no mercado quanto para desconfiar de veículos muito abaixo. 

2. Confira várias ofertas do mesmo modelo

Você pode encontrar ofertas de carros do mesmo ano e modelo com variação de até 20% nos preços. Por isso, a dica é fazer uma lista dos carros que chamam a sua atenção e visitar diversas concessionárias para encontrar o menor preço e aumentar seu poder de negociação.

Além disso, é importante confrontar os valores encontrados com o histórico da Tabela FIPE e ofertas divulgadas online. Afinal, quanto mais informações e parâmetros você tiver na hora de negociar, melhor.

3. Analise atentamente as condições do carro

O preço de um veículo também é impactado por seu estado de conservação. E isso quer dizer que nem sempre o carro mais barato é o melhor negócio. A ideia é sempre buscar pelo melhor custo-benefício e, por isso, é essencial fazer uma análise das condições do carro. Quer algumas dicas para isso? Veja:

4. Cheque o histórico do veículo e sua documentação

Além das condições físicas, o histórico do veículo e sua documentação também fazem diferença na hora de negociar e garantir uma compra segura. Desse modo, é importante:

  • Verificar o manual do proprietário se as revisões estão em dia e foram feitas dentro do prazo adequado;
  • Checar se a documentação do veículo está em dia, ou seja, se o proprietário pagou o IPVA e o CRLV é atualizado.
  • Ficar a par de quaisquer possíveis sinistros, passagens por leilão, histórico de roubo e furto, pendências de multas e restrições.

Isso tudo afeta no valor de revenda do veículo e também determina se a transferência poderá ser feita com tranquilidade e dentro da Lei. Se quiser, confira mais dicas sobre a análise documental de um veículo!

5. Idealize um preço e não um carro

Por mais que seja difícil, uma das melhores dicas para negociar o preço de um carro usado é deixar o fator emocional de lado. Nesse sentido, sugerimos que você tenha em mente um preço, um orçamento bem definido, em vez do modelo de seus sonhos.

Quanto mais racional você estiver durante a negociação, mais chances você terá de barganhar bem com o vendedor. Então, deixe seu bolso e sua mente falarem mais alto, e não seu coração.

É claro que você não deve comprar um carro que não goste e queira, ou de uma marca que você não confia… A dica é apenas não deixar esses fatores serem determinantes e te impedirem de conseguir a melhor oferta possível, bem como escolher um carro que você conseguirá manter sem problemas.  

Um carro usado não deve ser comprado com base na empolgação, mas com o máximo de prática, consciência e clareza possível.

6. Peça ao vendedor para melhorar a oferta

Pedir descontos nem sempre dá certo, no entanto, essa não é a única forma de tornar sua negociação mais vantajosa! Se o vendedor não puder reduzir o preço, peça algum outro benefício: revisão, emplacamento, pneus novos, acessórios, garantia estendida.

Pense na melhor vantagem para você e vá com ela na ponta da língua na hora de negociar. Ou, ao menos, não deixe de solicitar esse incentivo extra para que você feche o negócio.

7. Escolha um dia estratégico para sua compra

Uma oferta impossível no meio do mês pode se tornar viável ao final do expediente do último dia útil dele. Portanto, é preciso ser estratégico também no dia em que você vai procurar e negociar o preço de um carro usado. 

Prefira visitar a concessionária durante a semana, nos últimos dias do mês e fora de horários de pico ou feirões. 

Isso se explica por causa da dinâmica de trabalho dos vendedores, que têm metas para bater e podem oferecer maiores descontos e/ou melhores condições para garantir uma venda no fim do mês.

Gostou das dicas para negociar o preço de um carro usado? Então, coloque-as em prática e combine-as com uma consulta de placa para ter todas as informações possíveis a seu favor. 

Para isso, conte com o Consultar Placa, a forma mais fácil e completa de verificar o histórico de um veículo:

Se tiver dúvidas disso, confira nossos conteúdos sobre os perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa e como a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida.

E não deixe de ler também nossas dicas de como calcular o valor de um carro usado, assim você com certeza garantirá um bom negócio!

Faça seu comentário