Na hora de comprar um veículo seminovo ou usado, é preciso atenção para fugir dos golpes de revenda. Afinal, não há nada pior do que fazer um investimento alto e depois descobrir que foi enganado, não é mesmo?

Por isso, reunimos truques e dicas que são simples, mas podem te ajudar muito nessa hora. Confira, então, como desviar dos golpes e garantir um bom negócio:

1. Conheça o modelo que você está interessado em comprar

Um carro ou moto precisa atender às suas necessidades e expectativas. Portanto, o primeiro passo para escolher um novo veículo é pesquisar os modelos que dão match com seu gosto e estilo de vida.

No entanto, depois de ter uma ideia mais clara do tipo de carro ou moto que você está buscando e listar os modelos disponíveis no mercado nessa linha, é essencial dedicar um tempo para conhecer melhor cada uma das suas opções.

Procure assimilar qual é a “cara” do carro para reconhecê-lo facilmente e poder fazer uma análise mais assertiva e completa. Pesquise sobre suas particularidades, pontos fortes e problemas comuns; leia reviews, assista vídeos e, se possível, faça um test-drive. 

Assim,você estará mais familiarizado(a) com o modelo que pretende comprar e será mais fácil identificar fraudes e ofertas suspeitas. 

Um recurso adicional que temos aqui no Consultar Placa que ajuda bastante nisso é o nosso Guia de Imagens, um compilado de referências visuais do modelo consultado para você usar como base na vistoria.

2. Saiba quais são as marcações padrão da documentação

O documento é uma fonte de informações importante de checar para fugir dos golpes de revenda, pois ele pode ajudar a identificar inconsistências entre a oferta e/ou o veículo em si.

Além disso, ele também contém algumas marcações que podem fazer diferença na sua negociação. Dentre as marcações que valem a pena você conhecer, podemos destacar:

  • Alienação fiduciária: consta nas observações quando o veículo foi financiado e ainda não foi quitado, sendo propriedade da instituição financeira até a conclusão do pagamento.
  • REM: adicionada ao lado do número do chassi em caso de remarcação (o que pode indicar desgaste, colisão ou roubo e furto).
  • Reserva de domínio: observação que indica que o proprietário não possui direito pleno sobre o automóvel devido alguma restrição.
  • Sem reservas: adicionada no campo observações quando não existem restrições registradas ou em aberto (situação ideal).
  • Sinistro/recuperação: registrada no campo observações quando há histórico de sinistro e um possível processo de recuperação em andamento.
  • Veículo recuperado: registrada no campo observações quando há histórico de sinistro com situação já regularizada. Pode aparecer também como “SINISTRO RECUPERADO”.

3. Faça uma vistoria detalhada

Já falamos aqui sobre a importância da vistoria na hora de comprar um veículo e reforçamos: um bem de valor tão alto como um carro ou moto precisa ser analisado pessoalmente e com calma antes de ser comprado.

Então, verifique os 8 elementos de identificação veicular; o estado de conservação das peças, do interior e da parte externa; e as informações do painel, como a quilometragem. 

E mais uma dica: seja detalhista no seu olhar, pois alguns acabamentos podem entregar uma “maquiagem” bem feita no veículo, como os parafusos, o intervalo dos encaixes da lataria e até os furos do lacre da placa. Repare nisso!

4. Cheque históricos da fabricante, do vendedor e do proprietário

Mais um passo importante para fugir dos golpes de revenda é checar o histórico de proprietários. Assim, você consegue saber mais sobre o uso e estado de conservação do veículo. 

Também pode ser interessante pesquisar sobre a reputação do vendedor, verificar se é uma empresa/pessoa confiável ou se possui algum processo relacionado à adulteração ou falsificação.

Por fim, vale procurar ouvir a opinião pública e ressalvas sobre a fabricante do carro, pois pode haver uma característica padrão da marca que represente um impeditivo para você. 

5. Faça uma consulta de placa

E, claro, toda compra segura depende de estar bem informado, então, realizar uma consulta de placa é uma excelente maneira de fugir dos golpes de revenda. 

Na consulta, é possível checar: dados gerais e técnicos do veículo, RENAVAM, débitos e restrições, registro de sinistro, RENAJUD e ofertas em leilões, histórico de roubo, furto e recall e referência de preço. Ou seja, dados essenciais para a segurança da sua compra!

A partir deles, você deve considerar as pendências e restrições como alertas de problemas futuros e argumentos para negociação e validar as informações do anúncio e demais etapas da sua análise.

Então, dê já este passo para fugir dos golpes de revenda e realize uma consulta aqui no Consultar Placa: 

Assim, você terá acesso a informações de diferentes bancos de dados públicos de forma compilada e organizada, por um preço bastante acessível e a partir apenas do número da placa do veículo!

Faça seu comentário