A compra de um carro é um processo que exige atenção, afinal, trata-se de um investimento alto. Além disso, em qualquer compra, por menor que seja, não queremos ser enganados ou sair em desvantagem, não é mesmo? 

Por isso, listamos aqui os principais perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa e o melhor serviço para dar check neste item. Confira:

1. Levar um golpe de revenda e sair no prejuízo

O primeiro dos perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa é sofrer um golpe de revenda. Dentro disso podem caber muitas situações e dores de cabeça, mas a principal é mesmo o prejuízo financeiro.

O vendedor pode ter manipulado as informações do anúncio ou da documentação; o veículo pode ter passado por uma “maquiagem” para esconder seus defeitos; o valor pago pode ter sido superior ao que o carro realmente vale… 

E, em todos esses casos e outros mais, você pode enfrentar dificuldades para recuperar o dinheiro perdido. Sem contar que, na hora de você passar o veículo para frente, ele também terá seu valor reduzido.

2. Ser surpreendido por danos ou restrições

Além do prejuízo financeiro na hora da compra e venda, é possível ter gastos e preocupações surpresa durante o uso do veículo. 

Você pode descobrir que o carro tem problemas mecânicos, histórico de sinistro, débitos pendentes e restrições judiciais, por exemplo.

E, então, terá que lidar com essas questões e arcar com todos os custos, processos e burocracias que elas envolverem. Algumas delas, nós exploramos nos próximos tópicos…

3. Ter problemas em blitz e fiscalizações

Ao não conhecer a fundo o veículo que você comprou e utiliza, e garantir que tudo nele está como manda a legislação, você corre o risco de ter sérios problemas em uma fiscalização.

Durante uma blitz ou vistoria, as autoridades irão realizar diversas conferências; e você deverá responder por qualquer inconsistência ou irregularidade

Portanto, a consulta de placa é importante para impedir que você compre um carro roubado, furtado, clonado ou irregular. E, o pior: circule com ele sem saber dessa condição e precise responder por essas acusações.

4. Pagar mais caro ou não conseguir contratar um seguro

Os prejuízos não acabaram… Caso você adquira um veículo sinistrado, recuperado, com histórico de leilão, roubo e furto ou veículo de transporte ou restrições, contratar um seguro pode ser um desafio.

Cada seguradora tem suas regras, requisitos e limitações, no entanto, é comum que veículos com essas características citadas sejam reprovados. 

Além disso, quando aprovados, o valor cobrado pela seguradora é, geralmente, mais alto. Assim, a empresa consegue ter uma maior segurança ao assegurar o automóvel.

5. Enfrentar bloqueios de transferência e/ou circulação

Agora, este talvez seja o pior dos perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa. Já imaginou não conseguir transferir o veículo para o seu nome? Ou de circular com ele? Ou, ainda, tê-lo apreendido pelo Detran, a polícia ou uma instituição financeira?

Pois é, tudo isso também pode acontecer! Qualquer tipo de irregularidade tem consequências. E se você está em posse de um veículo irregular sem saber, infelizmente, elas cairão no seu colo e conta. 

Seja uma hipoteca, uma restrição administrativa, um registro de roubo ou o que for. Veículos com pendências e restrições não podem ser transferidos antes do encerramento desses processos e da quitação das eventuais dívidas. Além de poderem ser recolhidos a qualquer momento. 

Viu só os vários perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa? Por isso, é fundamental que você consulte a placa do veículo usado ou seminovo que está querendo adquirir!

Então, agora que você já sabe disso, venha conhecer o seu melhor aliado nessa etapa de verificação… Aqui no Consultar Placa, você encontra a melhor oferta de consulta de placa, com máxima praticidade e quantidade de informações.

É muito simples: basta informar o número da placa e um e-mail, escolher um de nossos modelos de consulta e aguardar todas as informações chegarem até você! Portanto, não espere mais e faça agora e sempre que precisar a sua consulta:

Faça seu comentário