Quando se pensa em adquirir um seminovo ou usado, sempre surge a dúvida para saber se o veículo realmente vale o valor que o vendedor está pedindo. Você sabe pesquisar a referência de preço? Sabe o que deve ser analisado para ver se a compra compensa? Vem com a gente que vamos te explicar:

Índice de desvalorização

Não é novidade que os veículos sofrem depreciação ao longo do tempo. Isso se deve principalmente ao desgaste natural das peças.

Em média, a desvalorização é de até 20% nos dois primeiros anos de vida do veículo. Após esse período, a depreciação cai para até 5% ao ano. 

Saiba como calcular o percentual de depreciação

É possível calcular o percentual de depreciação do veículo para você ter uma base se o modelo que você está pesquisando teve muitas quedas no valor ao longo dos anos.

Assim, você pode comparar também diferentes modelos para saber qual deles tende a desvalorizar menos, se tornando uma opção mais vantajosa de compra.

O cálculo se faz com a seguinte fórmula:

(Valor do veículo no ano anterior – Valor do veículo no ano seguinte)
/ Valor do ano anterior x 100

Quanto menor for o percentual resultante, menor o índice de desvalorização e mais interessante é o veículo.

Fatores que influenciam no preço

Outros fatores devem ser analisados para você verificar se o valor de venda do veículo realmente vale a pena. Veículos com poucos opcionais ou com tecnologias ultrapassadas desvalorizam de forma mais significativa. 

Tudo que influencia diretamente no estado de conservação do veículo já é motivo para reduzir o seu valor como, por exemplo: histórico de acidente, quilometragem alta, danificações na lataria, a origem de fabricação do veículo, entre outros. 

Como analisar o valor de uma oferta?

Com as ferramentas certas de referência de preço, você pode analisar com mais clareza se a oferta vale a pena. Veja algumas dicas:

Tabela FIPE

Com a Tabela FIPE você pode pesquisar o valor de mercado do veículo, de acordo com o modelo/ano do carro ou moto que você está analisando. Basta acessar o portal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE e fazer a sua busca.

Vistoria cautelar

Se quer uma análise mais minuciosa, para descobrir se o veículo possui algum tipo de defeito ou dano, então a vistoria cautelar é uma boa opção. Ela irá dizer se o veículo está em perfeitas condições e você pode analisar se o preço está de acordo com o estado de conservação dele.

Consulta de placa

No entanto, para você que deseja uma busca pela referência de preço de forma rápida e segura, a consulta de placa do Consultar Placa é o ideal. Pois, além deste dado importantíssimo, ela também te fornece outras informações relevantes do veículo que farão diferença na sua escolha. 

Tenha uma referência de preço certeira com o Consultar Placa

Com a consulta Diamante da Consultar Placa, você consegue um histórico de referência de preço dos últimos 12 meses. Ou seja, muito mais do que apenas uma referência atual de valor do veículo.

Com esta consulta, portanto, você consegue visualizar se o veículo sofre depreciação com frequência ou se costuma manter uma margem, mostrando ser um bom negócio em caso de venda futura.

Então, se você quer saber se o valor solicitado pelo vendedor realmente vale a pena, faça já a consulta de placa com a referência de preço. Assim, você descobre informações valiosas e pode incluir também outros adicionais que vão te deixar na vantagem na hora de negociar:

Faça seu comentário