Na dúvida se há como verificar se um veículo já sofreu alguma avaria? Pois, a boa notícia é que existe não só uma, mas diversas maneiras de obter essa informação.

A seguir, listamos as principais e mais eficientes para você recorrer sempre que precisar verificar o status de um veículo. 

Ou seja, essas dicas são verdadeiras aliadas na hora de escolher e comprar um carro seminovo ou usado. Então, acompanhe e confira!

O que é uma avaria e como verificar se um veículo já sofreu alguma?

Uma avaria pode ser qualquer tipo de dano, desde pequenos arranhões até batidas maiores e mais sérias. É importante verificar este detalhe, entretanto, pois uma avaria influencia diretamente no valor do veículo.

Além de, em alguns casos, gerar gastos, problemas e prejuízos futuros para o comprador, ao precisar realizar consertos e regularizações.

Com isso em vista, vamos enfim falar em como verificar se um veículo já sofreu alguma avaria? Elencamos 6 formas:

1. Olhe pessoalmente e de perto

Qualquer acidente ou dano costuma deixar vestígios na estrutura física do veículo. Por isso, a primeira forma de verificar se um carro ou moto já sofreu avarias é analisá-lo pessoal e atentamente. 

Agende uma visita durante o dia com o vendedor do carro, preferencialmente em um local aberto e bem iluminado. O tempo nublado ou uma má iluminação podem dificultar a visualização dos sinais de avaria.

Durante o encontro, se aproxime de diferentes pontos da lataria e verifique a presença de algum dano: arranhões, amassados, quebras ou falhas na pintura. Vale checar a lateral, a vista traseira-lateral, o para-choque e o capô.

Procure também por ondulações, desalinhamentos, desníveis e diferenças de cor, pois o veículo pode ter sido restaurado ou maquiado. Porém, esses detalhes são indícios de um histórico de batida ou outro tipo de sinistro.

2. Cheque os fechos e alinhamentos

Ainda na análise visual, outro detalhe que pode indicar que o veículo já foi batido e avariado são as portas. 

Abra e feche as portas e porta-malas para verificar se elas apresentam alguma dificuldade ou disfunção nessas movimentações básicas. 

Observe também os alinhamentos das frestas, janelas e fechaduras. Se o veículo não tiver histórico de sinistro tudo deve estar uniforme e padronizado.

3. Verifique o chassi

Um ponto fundamental de qualquer veículo que você for adquirir é o chassi. Ele é uma numeração de fábrica que identifica o veículo e atesta sua originalidade e histórico.

O chassi fica normalmente gravado no assoalho da carroceria do carro, então, vale procurá-lo e analisar seu aspecto visual. 

Se o número estiver danificado de qualquer forma, por exemplo, pode ser um sinal de avarias sérias (batidas, enchentes, etc.) ou até de um caso de roubo/furto.

Caso você veja a sigla REM abaixo da sequência de números do chassi, isso indica que ele foi remarcado. Ou seja, o veículo foi recuperado de alguma restrição e/ou sinistro, e vale menos por isso. Fique de olho!

4. Faça um teste-drive

Outra forma eficiente de saber se um veículo possui avarias é dirigi-lo. Afinal, você o verá funcionando na prática e poderá tirar conclusões positivas ou negativas sobre ele.

Portanto, fique de olho a qualquer barulho incomum (vibrações, estalos, peças soltas ou o famoso “grilo”), movimentações irregulares (nos limpadores de para-brisas, câmbio, volante, vidros) e no funcionamento mecânico num geral (suspensão, freios, motor).

Todo sinal, por menor que seja, pode indicar algo sobre o histórico e situação do veículo. E você tem todo direito de saber sobre isso com clareza e levar em conta tais aspectos durante a negociação.

5. Contrate uma vistoria cautelar

Caso você queira se livrar do trabalho de inspeção visual, contratar uma vistoria cautelar pode ser uma ótima ideia. 

Assim, o veículo será avaliado por especialistas que facilmente identificarão qualquer detalhe que vale a sua atenção.

Além disso, com uma vistoria profissional em mãos, você terá mais autoridade e tranquilidade para confrontar o proprietário e negociar.

6. Faça uma consulta de placa

Por fim, a última dica, e também a mais prática e completa de todas, é realizar uma consulta de placa. 

Esse tipo de avaliação não dá nenhum trabalho e te garante informações seguras e completas sobre o histórico do veículo. Detalhe: esses dados envolvem não só os casos de sinistros, mas de: 

  • passagens em leilões
  • histórico de roubo e furto
  • multas e pendências financeiras
  • restrições e bloqueios
  • recall e remarcações
  • e muito mais!

Além disso, uma consulta de placa pode te fornecer dados de identificação que você pode comparar com os do anúncio, da documentação e da vistoria. 

Bem como um histórico de preços, guia de imagens e detalhes técnicos sobre o modelo que ajudarão na análise.

Fazer uma consulta é muito simples: você informa o número da placa e um e-mail, contrata o modelo de relatório da sua preferência e, então, recebe a consulta na sua caixa de entrada, no conforto do seu lar.

Caso queira optar por essa alternativa agora mesmo, acesse o site do Consultar Placa abaixo e faça a sua:

No entanto, se ainda precisar de argumentos para se convencer a adotar essa solução, confira os perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa!

Faça seu comentário