Você está pensando em comprar um carro seminovo ou usado? Então você precisa saber o que é a vistoria cautelar. Afinal, existem diversos golpes de revenda por aí e também vários fatores que podem determinar se você estará fazendo um bom negócio ou não.

Com a vistoria cautelar você consegue se prevenir contra alguns golpes e ficar por dentro do status das peças e do veículo de forma geral. Para saber mais sobre ela, é só continuar a leitura.

A seguir, falaremos da sua diferença para a vistoria veicular, como ela funciona e as vantagens que ela pode trazer para você na hora de adquirir seu novo carro.

O que é vistoria cautelar e para que ela serve?

A vistoria cautelar, também chamada de laudo cautelar, como o nome sugere, é um tipo de vistoria mais detalhada, “cautelosa”, focada em verificar se o veículo mantém os padrões de fabricação ou se houve algum tipo de adulteração, além de checar a documentação, o histórico e toda a estrutura do carro.

Outro objetivo dessa vistoria é facilitar a revenda do automóvel, afinal, quando tudo está em dia e o vendedor já providencia uma vistoria deste tipo, sua venda ganha mais confiança e a negociação ganha mais força, por ser feita de forma transparente para os dois lados.

Além disso, ela também serve para trazer segurança para o futuro motorista, esclarecendo possíveis falhas e prevenindo acidentes ou dores de cabeça devido a alguma peça ou configuração fora do estabelecido pela lei.

Vistoria cautelar x Vistoria veicular

A vistoria veicular ou de transferência é obrigatória para a transação de compra e venda ou regularização e nela é analisada a originalidade do chassi, do motor e detalhes relacionados à segurança e documentação do veículo. 

Já a vistoria cautelar não é obrigatória, mas é a ideal para garantir que o futuro dono tenha um carro em perfeitas condições de uso, sem nenhuma surpresa ou problema após a compra. Para isso, o veículo é analisado em detalhes – em média 150 itens são checados.

Como funciona e o que é avaliado na vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é realizada por técnicos e empresas especializadas e pode ser solicitada por qualquer pessoa que queira saber tudo sobre a procedência e condições de um veículo.

Porém, é necessário apresentar o CRLV no momento da vistoria, o que exige a presença ou autorização do atual dono do automóvel. Depois da análise é gerado um laudo cautelar, contendo todas as informações verificadas durante a vistoria.

Com relação aos itens analisados, a vistoria cautelar inclui:

  • Elementos estruturais e mecânicos, como velocímetro, freios, pintura, pneus, placas, motor, etc.
  • Conferência de chassi;
  • Documentos do carro e histórico de proprietários;
  • Indício de sinistro e/ou leilão;
  • Histórico de recall;
  • Pesquisa jurídica e financeira.

O que reprova um carro na vistoria?

Um carro só será reprovado em uma vistoria cautelar se apresentar uma irregularidade entre os itens originais do automóvel, como o chassi e a suspensão; com a documentação, como dívidas em multas e licenciamentos; ou um problema em algum acessório ou equipamento, como os vidros ou as lanternas.

Caso seja reprovado, basta agendar uma nova análise dos itens com regularização pendente. E também é importante evitar comprar ou vender um veículo não aprovado até que tudo esteja resolvido e dentro do padrão exigido.

Quanto custa?

O preço da vistoria cautelar pode variar de estado para estado e também entre as empresas que oferecem o serviço. Em média, porém, o preço costuma variar entre R$ 120 e R$ 300. 

Quem deve pagar a vistoria cautelar?

A Lei Federal n°13.111/2015 determina que, no momento de fechar um negócio, o vendedor deve sempre informar ao comprador a real situação do veículo. Portanto, a obrigação de arcar com os custos da vistoria é de quem está vendendo o carro.

E o que o comprador pode fazer?

Caso o vendedor se negue a realizar a vistoria cautelar, você já deve ficar de olho. Caso o impedimento seja por dinheiro e você também não esteja disposto a assumir o valor da vistoria, uma alternativa para ter mais informações sobre um veículo sem um alto investimento é Consultar a Placa.

Esse serviço é bem mais acessível e te entrega o histórico do veículo e do proprietário para que você saiba sobre o real estado do automóvel e não caia em roubadas por aí. Quer saber melhor como isso funciona?

Faça seu comentário