Quando o assunto é compra e venda de veículos, uma das etapas de verificação mais importantes é a análise documental, pois permite checar as informações da oferta.

Além disso, uma documentação em dia representa não tem débitos ou restrições que podem ter sido omitidas pelo vendedor ou gerar dificuldades ou prejuízos no futuro.

Vamos, então, entender o passo a passo para uma análise documental completa e eficiente? É só continuar lendo até o final!

Primeiro, quais são os documentos do veículo?

Todo veículo possui dois documentos principais: o CRV – Certificado de Registro de Veículo e o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos

O CRV é emitido pelo DETRAN no 1º emplacamento e registra os dados principais do veículo e do proprietário. 

Já o CRLV é o famoso “documento do carro”, que atesta a quitação dos débitos do veículo e a liberação dele para circular. 

Ele é atualizado com os dados do novo proprietário a cada venda e transferência. Além disso, é a principal fonte de verificação durante uma análise documental antes da compra.

Por que a análise documental é importante?

Uma boa compra de um veículo seminovo ou usado depende de uma análise física e estrutural satisfatória e uma análise documental positiva. 

Ou seja, o automóvel precisa ter um bom estado de conservação e um histórico sem restrições e débitos.

Além disso, essas duas esferas de verificação estão diretamente ligadas e é preciso ficar de olho em inconsistências entre elas. 

Pode acontecer, por exemplo, da análise física estar impecável, mas a documentação conter marcações de sinistros ou histórico em leilão.

Ou o contrário: a análise documental não apresentar nenhum indício de histórico negativo, mas a vistoria identificar sinais de reparo, carro batido ou histórico de roubo e furto.

Nesse sentido, a verificação da documentação é essencial para garantir essa base de comparação e uma negociação justa e segura.

Além disso, conforme a Lei 13.111/2015, as concessionárias e antigos proprietários têm obrigação de fornecer o histórico do veículo e comunicar ao interessado se o automóvel já foi roubado, tem multas ou taxa anuais, débitos, alienação fiduciária e quaisquer informações que impeçam ou prejudiquem a utilização do veículo.

Informações importantes do CRLV

Pedir para olhar o CRLV de comprar um veículo é um passo importante, no entanto, você sabe o que olhar? Pois saiba que existem 10 informações importantes para verificar na análise documental:

Exemplo CRLV digital 2021 – DETRAN SP
  1. RENAVAM
  2. Exercício
  3. QR-Code
  4. Ano de fabricação
  5. Ano modelo
  6. Chassi
  7. Observações
  8. Motor
  9. Local e data
  10. Dados do seguro DPVAT

Considerando esses pontos, confira se eles batem com a descrição do vendedor e demais etapas da análise; se o valor solicitado pelo veículo é adequado às condições atestadas; e se existem indícios de falsificação ou alguma marcação que mereça atenção.

Marcações que você precisa conhecer

Por falar em marcações, ainda existem nomenclaturas e restrições que o documento do veículo pode atestar. Você deve conhecê-las, portanto, para saber exatamente onde elas ficam localizadas e o que elas significam na prática. 

Então, adicione essas marcações ao seu repertório:

  • Alienação fiduciária: consta nas observações quando o automóvel foi financiado e ainda não foi quitado, sendo propriedade da instituição financeira até a conclusão do pagamento.
  • REM: adicionada ao lado do número do chassi em caso de remarcação (o que pode indicar desgaste, colisão ou roubo e furto).
  • Reserva de domínio: observação que indica que o proprietário não possui direito pleno sobre o automóvel devido alguma restrição.
  • Sem reservas: adicionada no campo observações quando não existem restrições registradas ou em aberto (situação ideal).
  • Sinistro/recuperação: registrada no campo observações quando há histórico de sinistro e um possível processo de recuperação em andamento.
  • Veículo recuperado: registrada no campo observações quando há histórico de sinistro com situação já regularizada. Pode aparecer também como “SINISTRO RECUPERADO”.

A possibilidade de um documento falsificado

Por fim, além da checagem ligadas ao histórico do veículo, é importante, como já falamos, garantir que as informações contidas no CRLV são verdadeiras e correspondentes às coletadas na vistoria e análise estrutural.

O número do RENAVAM, do chassi, do motor e dos demais números de identificação devem bater, assim como as datas de fabricação do veículo e suas peças, e também as informações originais e de registro.

Qualquer desconexão nas informações pode ser um sinal de fraude. Entretanto, também é possível que as informações batam, mas o documento em si tenha sido falsificado para isso. Neste caso, então, a verificação é da integridade do próprio CRLV.

Como identificar um CRLV falso?

Se liga nos detalhes para identificar uma documentação falsificada, seja a versão em papel ou digital:

Modelo em papel

  • Papel de qualidade inferior;
  • Falta de nitidez nos desenhos do fundo;
  • Ausência de impressão calcográfica (alto relevo);
  • Ausência de fibras coloridas.

CRLV-e

  • Baixe o aplicativo Vio no seu celular;
  • Use-o para escanear o QR-Code do documento e validar sua autenticidade;
  • Qualquer erro ou dificuldade na leitura pode ser um sinal de falsificação!

E para tornar a sua análise documental ainda mais eficiente, a nossa última dica é realizar uma consulta de placa. Assim você garante muitas informações e adianta verificações importantíssimas!

Se ainda tiver dúvidas sobre isso, confira 7 motivos para realizar uma consulta de placa de um veículo antes de comprá-lo e também como a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida. E, então, faça já a sua consulta:

Faça seu comentário