Pensando em comprar um veículo e na dúvida sobre como alinhar o seu orçamento para esse objetivo? Venha descobrir como calcular o valor de um carro usado e as melhores dicas para uma negociação segura e vantajosa!

Quais fatores influenciam no valor de revenda de um veículo?

Há uma série de detalhes que devem ser considerados na hora de calcular o valor de um carro usado. Os principais são:

Modelo

Algumas marcas e modelos de carros possuem maior aceitação do público e costumam ter melhores preços de revenda. O Gol, por exemplo, é um dos carros mais populares e foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos.

É claro que isso varia conforme a região, o tipo de público e o tempo. No entanto, é um fator que inegavelmente faz diferença para calcular o valor de um carro usado.

Ano de fabricação

Outro detalhe básico, mas que impacta no preço do veículo é o seu ano de fabricação, e também o ano/modelo. Aliás, este é o fator que determina se o carro é considerado seminovo ou usado. Enquanto os seminovos são veículos com até 3 anos de uso, os usados possuem mais que isso, além de vários proprietários em seu histórico.

Versão do veículo

Além do modelo e do ano, ainda há a versão do veículo. Esse fator indica se o carro possui determinadas características e detalhes técnicos exclusivos como, por exemplo, acessórios e equipamentos de série. É o caso das versões esportivas.

Tipo de motor, combustível e direção

Hoje, os carros saem de fábrica com direção automática e bicombustíveis (flex). No entanto, vários veículos usados não possuem essas características. Existem veículos manuais, automatizados, automáticos, com direção hidráulica, com direção eletrônica, movidos a gasolina, álcool e até a gás. 

Além disso, cada veículo tem sua motorização, com potências maiores e menores. Sem contar as variações a combustão, elétricos e híbridos. Todos esses detalhes são importantes para quem está procurando um carro para comprar.

Cor e tipo de pintura

A cor também entra na conta na hora de calcular o valor de um carro usado. Algumas são mais valorizadas em relação a outras, como o branco nos últimos anos. E, ainda, existe a pintura sólida, a metálica e a perolizada, que podem influenciar no preço final.

Quilometragem

A quilometragem é outro fator importantíssimo para calcular o valor de um carro usado ou seminovo. Uma quilometragem alta representa um uso intenso do veículo e, portanto, um maior nível de desgaste e um menor tempo de vida útil. Carros com baixa quilometragem possuem preços mais altos e competitivos.

Histórico de uso

Cada automóvel tem sua história própria e isso também impacta no valor de revenda. Procure saber por onde o carro andou (trechos urbanos, zona rural ou rodovias), como andou (manutenção, histórico de recall, leilões, sinistros e restrições) e com quem andou (histórico de proprietários, infrações, roubo e furto, veículo de transporte). 

Estado de conservação

Ligado aos dois tópicos anteriores, também temos o estado de conservação com um desses fatores que influenciam o valor de um veículo. Aqui, estamos falando da aparência visual e da funcionalidade, ou seja, a conservação da pintura, das peças, dos acessórios e demais itens do automóvel.

Acessórios

Por fim, também temos os acessórios. Existem determinados acessórios que podem valorizar o veículo. Enquanto que outras modificações podem reduzir o valor de revenda do automóvel, como troca de rodas e tapeçaria, por exemplo. Essa depreciação também acontece quando os acessórios instalados são de má qualidade ou mal instalados.

A famosa Tabela FIPE

Não dá para falar sobre como calcular o valor de um carro usado sem falar da Tabela FIPE, não é mesmo. Ela é uma referência nacional de preços e ajuda a equilibrar e direcionar o mercado automobilístico brasileiro.

Consultar o valor de um veículo na FIPE é um excelente ponto de partida para fazer o cálculo do valor de revenda. Ou seja, ela não deve ser tomada como um preço final e fixo, mas um referencial inicial.

A partir dela, você pode considerar os fatores que citamos acima e dar sequência ao cálculo do quanto um veículo vale. E, principalmente, do quanto você acharia justo pagar por ele.

Como, enfim, calcular o valor de um carro usado?

  1. Comece buscando a referência da Tabela FIPE. 
  2. Então, pesquise ofertas em lojas ou sites de vendas da região, para entender a valorização do modelo num cenário mais atual e próximo a você. 
  3. Confronte os valores obtidos e calcule o preço de venda médio praticado para usar como base nas próximas etapas.

Neste ponto, você pode iniciar sua busca por anúncios de veículos deste modelo. Ao encontrar algumas opções dentro da faixa média:

  1. Faça um levantamento dos dados do veículo (acessórios, quilometragem, estado de conservação, históricos)
  2. Pesquise o valor dos itens que agregam valor para saber o montante que eles representam e que você deve somar ao preço médio
  3. Subtraia o valor das possíveis taxas depreciativas. Por exemplo, veículos com alta quilometragem valem até 15% menos, carros com histórico de sinistro até 20% e automóveis com passagem por leilão até 30%.

Com essas considerações, será possível chegar a um valor mais próximo, realista e, portanto, justo a ser pago pelo veículo. E, com esse preço calculado em mente, você poderá iniciar a negociação bem informado e em uma posição privilegiada.

Caso queira uma ajuda extra para obter os dados do veículo e sair na frente na negociação, invista em uma consulta de placa. Assim, você não deixará nenhum detalhe passar e poderá escolher e negociar seu carro usado com transparência e segurança.

A consulta do Consultar Placa é acessível, versátil e riquíssima em informações. Confira como a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida e, então, não perca tempo para fazer a sua:

Faça seu comentário