A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, documento obrigatório para condutores de veículos no Brasil. Recentemente, tivemos uma atualização em diversos detalhes dessa documentação e, assim, foi implementada a Nova CNH.

Acompanhe, a seguir, os objetivos, contextos e mudanças que esse modelo novo traz consigo, bem como aquilo que se mantém igual à “Carteira de Motorista” e também à Carteira Digital de Trânsito que nós já conhecíamos. 

O que é a Nova CNH?

O modelo da nova CNH foi aprovado pela Resolução CONTRAN nº 886 de 13 de dezembro de 2021 e entrou em vigor e começou a ser emitido no dia 1º de junho de 2022. 

Os objetivos principais da atualização foram a modernização e o reforço da segurança do documento. Além disso, novos campos e melhorias foram implementadas, como veremos em sequência. 

Se você tem uma CNH modelo antigo, não se preocupe, pois ela segue válida em todo território nacional até a data do próximo vencimento. A nova CNH será o padrão obrigatório para primeiras habilitações, renovações e segundas vias emitidas de junho em diante.

O que mudou? 5 coisas que estão diferentes

Vamos, então, entender as mudanças da nova CHN? Confira:

1. O layout e as cores

Ainda que a estrutura básica continue a mesma, a distribuição dos campos e o visual da CHN sofreram algumas mudanças. 

Reprodução: CONTRAN

A assinatura foi posicionada abaixo da foto do condutor; o campo de Observações foi movido para baixo e uma tabela para identificação das categorias da habilitação, com elementos gráficos didáticos e antifraude, foi adicionada.

Reprodução: CONTRAN

Além disso, a paleta de cores ficou mais diversa, saindo do verde predominante para um mix de verde, azul e amarelo na frente, e de laranja e amarelo no verso.

2. CNH física ou digital, você decide!

Segundo o Art. 2º da Resolução nº 886, a nova CNH será expedida em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor, em modelo único. A CNH eletrônica é a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe).

Ou seja, tanto a CNH física quanto a digital vão ser atualizadas, e você poderá optar por receber e utilizar o modelo que preferir, ou ambos.

3. Novos itens de segurança

A nova CNH também terá diversos novos itens de segurança, que incluem tecnologias de impressão como guilhoches negativos (textura), microletras, tintas fluorescentes, padrões estilizados, imagens secretas e elementos com efeito íris. 

Confira todos os mecanismos incluídos nas imagens abaixo:

Reprodução: CONTRAN

4. Nome social e filiação afetiva

Outra novidade da nova CNH é a permissão para utilização de nome social e inclusão de  dados de filiação não biológicos, mas validados a partir da afetividade e da convivência. 

Tais mudanças são importantíssimas pensando no quesito inclusão, pois reconhecem e contemplam demandas sociais de forma mais ampla e humana. 

5. Código internacional e informações em inglês e espanhol

Reprodução: CONTRAN

Por fim, a nova CHN apresenta alterações que vão de encontro aos requisitos internacionais de identificação. 

Ela passa a ter um código internacional e algumas informações em inglês e espanhol, facilitando, assim, o reconhecimento e uso da habilitação em outros países.

E o que NÃO mudou junto com a nova CNH?

Agora que você já conheceu as principais mudanças dessa atualização, veja o que não mudou:

QR Code

QR Code, implementado em atualizações anteriores, é um recurso que se manteve. Portanto, este segue sendo o meio de acesso da Carteira Digital de Trânsito e de verificação de dados sobre o condutor através do aplicativo Vio.

Limite de pontos

As regras e limites de pontos, que foram flexibilizadas a partir do Novo Código de Trânsito, não sofreram alterações e seguem vigentes da mesma forma. 

Ou seja, os condutores sem nenhuma infração gravíssima e os que exercem atividade remunerada ainda poderão ter até 40 pontos acumulados por um período de 12 meses antes de terem a carteira suspensa.

Validade da CNH

Outra coisa que não mudou com a implementação da nova CNH foi a regra de validade do documento. 

Portanto, a CNH dos condutores de até 49 anos terá validade de 10 anos, para os de 50 até 69 anos o prazo será de 5 anos e para aqueles com mais 70 anos ou mais, de 3 anos.

Acesso e uso da CNH Digital

Além disso, o acesso e uso da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou CNH Digital continua exatamente igual. 

Você só precisa instalar o aplicativo, escanear o QR Code e, então, apresentá-la neste meio como documento oficial válido.

Nova ou antiga, documentação é coisa séria!

Viu só quantas novidades positivas e interessantes a nova CNH trouxe? Agora esse documento ficou ainda mais moderno, seguro e prático para os condutores, ainda bem.

Afinal, você sabe o quanto os documentos são importantes, não só para a fiscalização, mas também no momento da compra e venda de um veículo.

Uma compra vantajosa e segura depende de uma documentação autêntica e dos dados que ela pode fornecer sobre o histórico do carro e do proprietário

Por isso, lembre-se de sempre consultar os documentos do veículo que você está de olho antes de fechar negócio.

E saiba que a forma mais fácil, completa e econômica de fazer isso é com o Consultar Placa. Confira como a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida e faça já essa checagem:

Faça seu comentário