Circular com o veículo sem estar com os documentos em dia pode trazer sérias consequências. Por isso, é preciso estar atento aos prazos e vencimentos e sempre consultar o documento do veículo para que o ele esteja sempre regularizado.

Além disso, saber se o documento do veículo está atualizado é primordial na negociação de um seminovo ou usado. Para evitar golpes e prejuízos, é preciso ter segurança da informação e não somente acreditar na conversa do vendedor.

Pensando nisso, listamos a seguir onde você pode consultar, de forma segura e confiável, os documentos do seu veículo:

1. Consulta ao DETRAN

No site do DETRAN de cada estado é possível consultar, através do número do RENAVAM do veículo, a situação documental.

A maioria dos DETRANs não exigem cadastro, mas é necessário informar a placa do veículo e o RENAVAN para concluir a consulta.

2. Consulta com o despachante

Caso não consiga encontrar os dados ou queira mais segurança das informações, uma boa alternativa é realizar a consulta do documento do veículo com um despachante.

Ele poderá informar se os documentos do veículo estão em dia e até a identificar outras pendências. No entanto, como qualquer serviço terceirizado, esta consulta pelo despachante pode gerar custos.

3. Verificar o CRLV-e

Reprodução: Detran-PR | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Recentemente, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passou a ter uma versão digital, o CRLV-e.

Assim, passou a ser possível acessar o documento do veículo e outras informações sobre a documentação através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

E para emitir o novo CRLV, você pode tanto ir ao DETRAN quanto acessá-lo online e, se quiser, imprimir para ter uma versão física. 

4. Consulta de placa

Por fim, uma das formas mais completas de consultar o documento do veículo é através da consulta de placa.

Com o número da placa, no site Consultar Placa, você obtém uma ficha completa do veículo, verifica restrições e confere toda a documentação do veículo, em uma consulta rápida e fácil. 

Realizando uma Consulta da Placa

Para realizar uma consulta, basta acessar o Consultar Placa, informar a placa do veículo e o e-mail onde deseja receber as informações.

Caso queira incluir adicionais e obter informações e relatórios ainda mais completos sobre o veículo, você pode explorar os diferentes tipos de consulta.

De todo modo, a maneira mais prática e eficaz de saber tudo sobre um veículo é através da consulta de placa, pois você consegue saber:

  1. Dados completos do veículo em poucos minutos: se você precisa de informações rápidas e confiáveis, mas sem burocracia, a consulta de placa deve ser sua primeira opção.
  1. Verificar restrições e débitos: quer saber se há algo de errado com um veículo sem demorar muito ou ter que procurar em vários documentos? Então, é só fazer uma consulta de placa e conferir a regularidade em instantes.
  1. Confirmar informações do anúncio ou vendedor: caso esteja analisando um veículo para compra, é muito importante ter informações para confrontar e analisar se o anúncio ou o vendedor estão falando a verdade, e não estão escondendo nada que venha a prejudicar a negociação.

Além destas e outras vantagens que você pode obter ao realizar a consulta de placa, você também pode ter acesso a um histórico de proprietários, guia de imagens e outras informações que irão te ajudar a analisar em detalhes o veículo.

Deu para entender como uma consulta pode fazer toda a diferença? Então, não perca tempo e faça já a sua:

Faça seu comentário