Com a mudança de diversos documentos e processos do DETRAN para o formato digital, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito foi implantado para validar e organizar esta iniciativa.

A CDT (Carteira Digital de Trânsito) veio facilitar a vida do condutor e proprietário de veículos, pois, com ela, é possível ter sempre em mãos a CNH e demais dados, em um único lugar.

Quer saber mais sobre como funciona a CDT, suas funções e forma de acesso? Então é só continuar a leitura!

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A CDT (Carteira Digital de Trânsito) foi criada em 2019 com o objetivo de facilitar o carregamento dos documentos do DETRAN em versão digital, como a CNH e o CRLV-e, por exemplo.

Através do cadastro no site gov.br, é possível que o usuário utilize o aplicativo e tenha acesso aos documentos tanto dos veículos de sua posse quanto dos dados da sua carteira de habilitação. 

Esse formato é interessante, pois apresentar o documento em versão digital pelo aplicativo CDT tem a mesma validade que o documento original impresso.

No entanto, se optar por carregar o documento digital, tenha certeza de que o celular tem bateria. Caso seja parado pela polícia e não estiver portando e puder apresentar nenhuma das versões da CNH, digital ou física, você poderá ser multado. 

Você pode ter a Carteira Digital de Trânsito se a sua carteira de motorista possui um QR-Code na parte de trás, então confira já o seu documento e veja a seguir como acessar sua CDT:

Como cadastrar e acessar a sua

Confira como é fácil e prático instalar e acessar a CDT em seu smartphone:

  1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e iOS);
  2. Cadastre-se no aplicativo e no portal gov.br – você utilizará o login e senha deste portal para acessar a CDT;
  3. Ao fazer o login no aplicativo, clique em “Adicionar documento” e depois selecione a opção “CNH Digital”;
  4. Aponte a câmera do celular para o QR0Code atrás da sua CNH;
  5. Depois, valide seu acesso tirando uma selfie do seu rosto, conforme pede o aplicativo; 
  6. Cadastre uma senha, conforme solicitado pelo aplicativo, e, em seguida, seu documento CNH estará disponível para visualização.

O que você consegue fazer com a Carteira Digital de Trânsito?

Foto: Reprodução Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além de visualizar a sua CNH digital, o aplicativo CDT oferece outras funções que podem te ajudar nos processos digitais, como por exemplo:

Consultar infrações

Através do aplicativo você pode consultar infrações de trânsito que estejam relacionadas à sua CNH ou ao seu veículo. Ou seja, você pode fazer o reconhecimento das infrações e solicitar a guia de pagamento de multas. Além disso, também é possível indicar o condutor de alguma infração que tenha vindo para o seu veículo.

Alerta de recall

Para qualquer veículo que esteja em seu nome e tenha algum alerta de recall, o aplicativo emite uma notificação e você pode visualizar os detalhes deste recall, bem como ver orientações de como proceder. 

Vencimento da CNH

O aplicativo CDT também emite uma notificação de alerta 30 dias antes do vencimento da CNH, o que é excelente para ficar atento aos prazos para renovação da sua habilitação.

Verificar o licenciamento digital

Como os documentos não vem mais impressos, caso você tenha quitado o licenciamento do seu veículo, ele ficará disponível na aba “Meus veículos” para você visualizar.

Quer praticidade também na hora da compra?

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito veio para facilitar muitos processos e te ajudar a ter sempre na palma da mão os documentos mais importantes do veículo e do motorista. 

Agora, se você ainda está procurando um seminovo ou usado para comprar e quer fazer uma boa compra, conte com o Consultar Placa. Saiba tudo sobre o histórico do veículo e consulte os documentos para verificar se estão em dia clicando no botão abaixo:

Faça seu comentário