Se você está em busca de um veículo seminovo ou usado, mas sua prioridade é a segurança e o melhor custo-benefício, você veio ao lugar certo! Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a fazer uma compra de veículo segura e o que você precisa evitar para não ficar no prejuízo. Veja só:

1. Faça uma consulta de placa

Comece conhecendo o histórico do veículo com uma consulta de placa, pois é a maneira mais segura e fácil de obter informações detalhadas sobre o carro ou moto que você deseja comprar, além de te munir com melhores argumentos para a negociação. São muitas as vantagens de fazer uma consulta de placa

2. Analise os documentos 

Com os dados da consulta de placa em mãos, peça para ver os documentos do veículo e confira se as informações condizem com as que aparecem na consulta.

Tome cuidado para não cair no golpe do CRLV falso e pesquise atentamente no histórico se há algum tipo de restrição que possa dificultar a sua compra ou uso do automóvel, como sinistros e débitos.

3. Realize uma vistoria

A vistoria presencial é indispensável e você pode fazê-la por conta ou, então, procurar uma vistoria cautelar. Analise as condições do veículo e veja se está dentro do que você procura, repare nos detalhes como acabamentos, parafusos e encaixes da lataria.

Além disso, preste atenção nas datas, como por exemplo as de fabricação do cinto de segurança, vidros e pneus. Busque, também, vistoriar em um dia de sol e locais com boa luz. Leve alguém com você para não passar nenhum detalhe. 

4. Conheça os 8 elementos de identificação veicular

Outra dica importante é conhecer os principais elementos que caracterizam e identificam o veículo. Assim, você conseguirá analisar a procedência do veículo e também desconfiar caso ele apresente alguma adulteração. Veja aqui quais são esses elementos indispensáveis para poder identificar o veículo. 

5. Verifique outros detalhes importantes

A escolha por um seminovo ou usado demanda muitos fatores a se analisar. Através das informações do histórico do veículo com a consulta de placa, você pode elencar as suas prioridades e ver qual opção será mais vantajosa. Por isso, veja alguns questionamentos que irão te ajudar nesse processo:

  1. Qual o valor da Tabela FIPE e o valor do veículo? 
  2. O modelo saiu de linha ou ainda está sendo fabricado? (Veja aqui alguns modelos que sairam de linha)
  3. Há algum histórico de recall ou chamado ativo deste veículo?
  4. Você conhece o proprietário atual do veículo e o histórico de proprietários?
  5. Você prefere um veículo com algumas avarias mas de menor valor ou um mais conservado por um preço mais alto?

Todas essas respostas são importantes, pois podem guiar suas escolhas e análises, além de afetar diretamente no valor das ofertas. Fique de olho!

6. Compare as informações

Após realizar a consulta de placa e as análises anteriores, você terá informações suficientes para comparar tudo e validar as informações do anúncio ou do vendedor.

Portanto, analise os dados de forma cruzada para saber se não existem inconsistências, se o valor solicitado pelo vendedor é justo e se você não está sendo enganado. 

Dê o primeiro passo agora!

Comece pela consulta do Consultar Placa e obtenha, em instantes, as informações sobre o automóvel que você está interessado(a). Assim, você garante uma compra de veículo segura e sem surpresas indesejadas. Então, clique no link abaixo e descubra já tudo sobre seu mais novo carro:

Faça seu comentário