Comprar um veículo usado pode ser uma ótima opção, mas é crucial ficar atento aos sinais que indicam possíveis necessidades de manutenção. Antes de fechar negócio, é essencial garantir que o carro esteja em boas condições para evitar dores de cabeça no futuro. Pensando nisso, listamos 7 sinais que podem indicar demandas de manutenção em um veículo usado:

1. Barulhos estranhos

Ruídos como rangidos, batidas ou chiados podem indicar problemas mecânicos. E é possível identificar esse tipo de sinal durante uma vistoria presencial e/ou um test-drive. Alguns pontos específicos para ficar de olho:

  • Ruídos ao ligar o carro: Batidas, cliques ou barulhos metálicos ao ligar o motor podem sinalizar problemas no sistema de partida, como falhas no motor de arranque.
  • Ruídos ao virar o volante: Estalos, rangidos e barulhos metálicos ao virar o volante podem ser sintomas de problemas na suspensão ou na direção.
  • Batidas ao frear: Chiados, rangidos ou batidas ao frear podem apontar para um desgaste excessivo nas pastilhas de freio ou problemas nos discos. Chiados ao acelerar ou desacelerar podem surgir por conta de problemas no sistema de correias e tensionadores.

2. Fumaça no escape

Sair uma fumaça branca do escapamento do carro de vez em quando é normal e pode ser só fruto do processo de condensação do vapor de água. No entanto, caso isso ocorra de forma frequente, pode indicar um vazamento de líquido de arrefecimento. Além disso, cores incomuns na fumaça servem de indício de outros problemas: 

  • Fumaça azul: Indica que há óleo queimando no motor.
  • Fumaça preta: Pode significar uma mistura inadequada de combustível e ar.

3. Desgaste desigual dos pneus

Se ao observar os pneus de um veículo usado, você reparar que eles estão desgastados de forma irregular, ligue um sinal de alerta sobre ele. Esse desgaste desigual sugere problemas de alinhamento ou suspensão, caso esteja localizado nos cantos externos, e se localizado no centro, indica uma pressão dos pneus inadequada.

Esse tipo de sinal costuma vir acompanhado de outro sintoma: vibrações no volante, as quais podem ser causadas por rodas desbalanceadas ou problemas nos sistemas de suspensão.

4. Vazamentos de fluidos

Manchas no chão onde o veículo fica estacionado podem indicar vazamentos de óleo, líquido de arrefecimento (ligado ao sistema de refrigeração do carro) ou fluido de transmissão.

Manchas de vazamentos de óleo costumam ser escuras, em tons de marrom e próximos ao preto. Geralmente, elas são provenientes de juntas ou vedações danificadas. Manchas coloridas em tons de verde e amarelo, normalmente sinalizam vazamentos no sistema de refrigeração. Já manchas avermelhadas podem indicar vazamentos na transmissão.

5. Problemas na transmissão

Mudanças bruscas, dificuldade em engatar marchas ou ruídos anormais ao trocar de marcha são indícios de que há algo de errado com a transmissão e, portanto, prováveis demandas de manutenção neste sistema do veículo. 

Dois casos comuns e suas causas são: dificuldade para engatar marchas, que costuma ser falta de fluido na transmissão; e ruídos ao trocar de marcha, que são sinal de desgaste nos componentes da transmissão.

6. Ruídos nos freios

Freios que rangem, vibram ou exigem muita pressão para funcionar podem indicar desgaste ou falhas no sistema. Este sinal, ainda mais do que os outros, merece atenção redobrada, pois, além de demandas de manutenção, representa um risco grave à sua segurança e de quem mais utiliza o veículo.

Ao notar ruídos ao frear, desconfie de pastilhas ou discos desgastados; enquanto que ao notar uma vibração no pedal de freio, considere um sinal de discos empenados.

Por outro lado, falhas na aceleração do veículo podem ser resultado de problemas no sistema de injeção de combustível ou na ignição.

7. Luzes do painel acesas

Luzes de alerta no painel, como a de motor, óleo ou freio, não devem ser ignoradas. Afinal, sua finalidade é justamente servir de sinal de que algo não está funcionando como deveria. Por isso, se esforce para conhecer o básico sobre os alertas luminosos do painel e fique de olho se nada fora do normal acende, indicando demandas de manutenção.

Garanta uma compra segura com Consultar Placa

Investir um tempo para observar e identificar esses sinais pode evitar surpresas desagradáveis com demandas de manutenção. E para garantir uma compra ainda mais segura, o Consultar Placa é um superaliado.

Através do site Consultar Placa, é possível obter informações detalhadas sobre o histórico do veículo, incluindo:

  • Registro de Roubo ou Furto;
  • Dados Cadastrais;
  • Histórico de Multas;
  • Registro de Sinistros;
  • E muito mais!

Ou seja: com o Consultar Placa, você terá acesso a informações cruciais para guiar sua vistoria e te ajudar a tomar uma boa decisão, garantindo que seu investimento seja vantajoso e sem complicações. E é muito fácil, então acesse e confira:

Conte com a gente para obter um panorama completo do histórico do veículo antes de tomar sua decisão final!

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria