Comprar um carro usado de um desconhecido exige atenção e cuidado extras. Afinal, você não quer acabar com um carro problemático ou até mesmo se tornar vítima de uma fraude. 

Para evitar esses problemas, listamos 7 cuidados cruciais que você deve ter ao comprar um carro usado de um desconhecido. Ao tomá-los, você estará melhor preparado para fazer uma compra segura e vantajosa. Acompanhe e confira!

1. Primeiramente, pesquise

Antes mesmo de começar a procurar carros usados, faça sua lição de casa. Pesquise modelos, marcas e faixas de preço que se encaixam nas suas necessidades e orçamento. Em seguida, aprofunde sua busca e faça um levantamento dos valores de mercado dos modelos que você listou.

Não se esqueça de verificar a Tabela FIPE. Isso ajudará você a evitar ofertas que parecem boas demais para ser verdade ou preços abusivos. Além disso, vale a pena pesquisar se há alguma reclamação relacionada ao modelo ou a marca.

2. Faça perguntas detalhadas

Ao encontrar um carro que você goste, faça muitas perguntas ao vendedor. Peça detalhes sobre o histórico de manutenção, motivo da venda e se o carro já sofreu algum acidente. Verifique se há alguma garantia ou se existem peças que precisam ser substituídas. 

Tire dúvidas de qualquer detalhe que esteja confuso ou de fora do anúncio. Quanto mais você souber, melhor entenderá o estado do veículo e se a oferta vale a pena ou não. Isso, antes mesmo de investir mais tempo ou qualquer dinheiro nele.

Além disso, explore a possibilidade de fazer uma vistoria presencial para verificar se as informações fornecidas pelo vendedor são precisas. Confira porque realizar uma vistoria é importante ao comprar um veículo usado!

3. Realize um test-drive

Nunca compre um carro sem fazer um test-drive. Assim, você conseguirá avaliar o desempenho do carro, ouvir possíveis ruídos estranhos e olhar tudo mais de perto e na prática.

Então, nesse processo, acelere, freie, faça curvas, verifique se tudo funciona como deve e se as peças estão em boas condições. 

Outro ponto interessante para avaliar é o conforto ao dirigir, que pode ser sentido a partir do espaço interno, a tapeçaria, acessórios como ar-condicionado e da estabilidade do carro na pista.

4. Verifique a documentação

Examine todos os documentos do carro, incluindo o CRLV, manual e histórico de revisões. Então, se certifique de que não há inconsistências com a oferta/anúncio e procure por sinais de alerta que podem indicar que o veículo é um mau negócio.

Essa checagem é importante, pois irá permitir que você conheça melhor o histórico do carro e evite golpes ou, simplesmente, uma negociação desvantajosa.

A documentação de um veículo pode esclarecer, por exemplo, se ele já passou por algum acidente e está de acordo com as normas de trânsito.

Além disso, verificar se há multas não pagas, pendências financeiras ou qualquer tipo de restrição é importante para evitar problemas legais futuros. Veja mais dicas sobre análise documental aqui!

5. Consulte um mecânico de confiança

Se possível, leve o carro a um mecânico de confiança para uma inspeção completa. Assim, um profissional conseguirá identificar problemas que podem não ser aparentes para um comprador leigo e inexperiente.

O mecânico poderá verificar, por exemplo, o motor, a transmissão, os sistemas elétricos, a suspensão e outras partes cruciais para determinar a condição real do carro.

6. Utilize o Consultar Placa para ter certeza da compra

Para garantir uma compra segura e vantajosa, conte com a ajuda do Consultar Placa. Ele é uma solução fácil e completa para você obter informações detalhadas sobre o veículo que está interessado em adquirir. 

Em outras palavras, utilizar o Consultar Placa é uma maneira inteligente de verificar a autenticidade das informações do vendedor e garantir uma compra segura e inteligente. 

E é muito simples: basta inserir a placa do carro e obter acesso a dados essenciais para tomar uma decisão bem informada!

Algumas informações que o Consultar Placa te dá, por exemplo, são: histórico de sinistro, multas, roubo e furto, passagem por leilão, recalls, débitos e restrições. 

Viu só como ele te coloca à frente de qualquer negociação? Então, não pense duas vezes: ao comprar um carro usado de um desconhecido, faça a sua consulta com a gente!

Faça seu comentário