Você sabe porque os automóveis novos têm uma redução de preço tão grande nos anos seguintes de seu lançamento? Este fator é a famosa depreciação de veículos. 

É muito importante saber como ela funciona e como calculá-la para que você possa fazer um bom negócio na hora de comprar ou vender um seminovo. Vamos entender tudo sobre, então?

O que é depreciação de veículos?

Com o passar do tempo, o veículo sofre uma desvalorização, ou seja, tem seu valor reduzido, e é justamente este fenômeno que chamamos de depreciação. 

Isso ocorre pois, diferente dos demais bens materiais, o uso do veículo interfere no seu estado de conservação e isso diminui o seu valor.

Geralmente, nos primeiros anos de vida do veículo, a depreciação costuma ser de até 20% do seu valor original. A partir do segundo ano, a desvalorização passa para até 5% ao ano.

Por que conhecer e monitorar essa variável importa?

Se você pensa em negociar um seminovo ou usado, este fator é importantíssimo para analisar a lucratividade e o custo-benefício da compra ou venda – principalmente se você está pensando em adquirir um carro para vender depois. Ou seja, o índice de depreciação vai dizer se você vai sair ganhando ou perdendo.

Até mesmo para aqueles que têm dúvida entre um seminovo ou usado, qual o mais vantajoso, qual modelo vale a pena, tudo isso o cálculo da desvalorização irá ajudar a decidir. Que tal aprender de forma simples a calcular a depreciação? Veja a seguir… 

Como calcular a depreciação de um veículo?

São 3 passos para obter o índice de depreciação de veículos:

1º Selecione o modelo a ser analisado

Primeiramente, escolha um modelo de veículo para ter por base a Tabela FIPE. Caso você ainda não tenha um em mente, selecione um da categoria que você deseja para ter uma média.

2º Levante o valor da FIPE nos 3 primeiros anos

Pesquise a referência de preço e anote o valor do veículo de acordo com a Tabela FIPE nos 3 primeiros anos após seu lançamento. Caso o carro seja mais antigo e você queira saber a desvalorização mais recente, trabalhe com os valores dos últimos três anos.

3º Aplique a fórmula da depreciação

Aplique os valores obtidos na pesquisa na seguinte fórmula:

Depreciação = [(Valor do ano anterior – Valor do ano seguinte) / Valor do ano anterior] X 100

Você pode também realizar este cálculo com os valores dos últimos anos pesquisados para saber o atual índice de depreciação. Os valores dos 3 primeiros anos são para calcular a primeira taxa de desvalorização.

Quanto maior o índice, maior as chances do veículo reduzir seu valor a cada ano, sendo uma opção não tão vantajosa se você pretende negociá-lo futuramente. 

Garanta uma compra segura e vantajosa

Ainda achou complicado? Então, que tal realizar uma consulta de placa do Consultar Placa e obter um gráfico de referência de preço prontinho para você analisar a depreciação do veículo que você está pesquisando? É rápido e seguro! 

Além disso, você garante muitas informações para uma compra segura, com opções de adicionais para saber detalhes que dificilmente irão te revelar antes de fazer negócio. Conheça os tipos de consulta do Consultar Placa e faça já a sua:

Faça seu comentário

1 Comentário

Aluguel de carros ou compra: Qual é a melhor opção para você? - · 16 de junho de 2023 às 13:06

[…] dos fatores mais significativos a serem considerados ao decidir entre aluguel e compra é a depreciação do veículo. Os carros perdem valor ao longo do tempo, e a depreciação é mais acentuada nos primeiros anos […]

Os comentários estão fechados.