Está pensando em comprar um caminhão seminovo ou usado? Saiba que é importantíssimo consultar seu histórico antes de fechar negócio. Assim, você garante que o veículo não tem pendências e a oferta não se trata de um golpe de revenda. Confira, então, a seguir, como consultar placa de caminhão para uma compra segura:

Como consultar placa de caminhão

É possível consultar a placa de um caminhão de diferentes formas: pelo portal do DETRAN, pelo site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de um despachante ou de um serviço de consulta online. Vamos entender o processo e vantagens de cada uma dessas opções?

Consultar placa de caminhão pelo DETRAN

A consulta de placa de caminhão pode ser feita através do site do DETRAN. Lembrando que este é um órgão estadual, portanto, deve-se buscar o endereço do DETRAN do estado em que o veículo está registrado. 

A grande vantagem é que essa consulta é gratuita e confiável, pois trata-se de uma fonte oficial de dados. Entretanto, para liberar a consulta, é necessário informar o número da placa e também o RENAVAM e/ou o chassi. 

Tais dados podem ser mais difíceis de obter e, por isso, essa consulta não é a mais interessante para compradores. Contudo, através dela é possível acessar informações como histórico de infrações, débitos, registros e licenciamentos, além de restrições e bloqueios.

Consultar placa de caminhão via ANTT

Outra forma de realizar a consulta de placa de um caminhão é através da plataforma da ANTT. Nessa consulta, o foco é verificar a situação legal do caminhão para operar no transporte rodoviário de cargas

Portanto, ela não contempla informações referentes às leis de trânsito, sendo necessário combiná-la com outra consulta para um histórico completo. De todo modo, ela é importante para garantir ao futuro motorista ou proprietário do caminhão que este poderá ser usado para fins profissionais/comerciais.

Além da placa, é preciso preencher o campo RNTRC* ou o campo CPF/CNPJ do transportador para realizar esta consulta. 

*RNTRC é o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas.

Consultar placa de caminhão via despachante

No caso da consulta via despachante, basta procurar um estabelecimento credenciado às autoridades citadas e verificar o valor e dados contemplados na consulta. Essas condições podem variar bastante de despachante para despachante.

Consultar placa de caminhão via Consultar Placa

Dentre os serviços de consulta de placa, o Consultar Placa é o que oferece mais flexibilidade e informações. Afinal, ele reúne dados de diferentes bancos de dados públicos, como DENATRAN, DETRANS, RENAJUD, RENAINF, Renach, Sistema Nacional de Gravames (SNG) e Base de Índice Nacional (BIN).

Assim, ele permite que você tenha o máximo de dados centralizados em uma única consulta. Ou seja, você maximiza seu investimento e otimiza o seu tempo! E o melhor: tudo isso informando apenas o número da placa. 

As consultas do Consultar Placa contemplam:

  • Informações gerais do veículo (Chassi, Renavam, N° Motor, Marca, Modelo e Ano);
  • Verificação junto a Base Estadual (DETRANS);
  • Verificação junto ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF);
  • Histórico de Roubo e Furto;
  • Registro de Ofertas em Leilões Prime (Com Classificação);
  • Informações sobre a ocorrência de sinistros com Perda Total (PT);
  • Verificação junto a Base Federal (DENATRAN) sobre Restrições Financeiras e Judiciais (RENAJUD);
  • Referência de Preço (Tabela FIPE);
  • Histórico Recall;
  • Guia de Imagens.

E, ainda, temos diversos adicionais que você pode escolher para deixar sua consulta ainda mais completa (conheça todos eles aqui)! 

Ou seja, há alguma dúvida de que essa é a melhor maneira de realizar a verificação do histórico do seu próximo caminhão? Então, não perca tempo e faça agora mesmo a sua consulta:

E, para garantir uma negociação de sucesso, confira também as nossas dicas para uma compra segura e vantajosa!

Faça seu comentário