Uma das informações mais relevantes ao procurar um seminovo ou usado para comprar é saber se ele tem algum tipo de restrição, principalmente se esta for financeira.

Muitos se esquecem de realizar uma consulta SNG antes de optar pela compra do veículo, e isso pode trazer problemas na negociação.

Quer saber o que é essa consulta e quais informações ela te revela? Veja a seguir:

O que é a consulta SNG?

A consulta ao Sistema Nacional de Gravames (SNG) é realizada quando pretende-se verificar se o veículo em questão possui alguma restrição financeira, seja de empréstimo, financiamento ou consórcio.

Saber a situação de regularidade do veículo é fundamental para você ter a garantia de que poderá realizar a transferência do veículo, por exemplo. Afinal, o débito com a financiadora deve ser quitado pelo proprietário antes de revender ou realizar qualquer tipo de alienação com o veículo.

O que é possível saber com essa consulta?

Quando um veículo é financiado, consorciado ou dado como garantia de algum contrato de empréstimo esta informação é lançada no Sistema Nacional de Gravames (SNG) e no documento do veículo aparece a informação de Alienação Fiduciária, Arrendamento Mercantil ou Reserva de Domínio.

Entenda cada caso:

  • Alienação fiduciária: empréstimo ou financiamento, feito em banco ou outra instituição financeira, em que o veículo fica marcado como garantia de pagamento.
  • Arrendamento mercantil: é um tipo de locação financeira, firmada via contrato de prazo determinado, em que o bem fica alugado para um locatário.
  • Reserva de domínio: quando o financiamento ocorre diretamente entre vendedor e comprador, sem instituição financeira.

Na consulta SNG também é possível verificar se os débitos de parcelas já estão pagos ou se ainda há dívidas pendentes.

Além disso, as instituições financeiras também realizam a consulta SNG para saber em tempo real se o veículo possui alguma restrição legal, judicial ou se já está atrelado a outro financiamento. Assim, é possível garantir que o automóvel esteja apto a contratar algum tipo de operação de crédito.

Como consultar o SNG de um veículo?

É possível consultar o SNG de forma gratuita através do site do DETRAN de cada estado ou até mesmo por um despachante. 

Outra alternativa é acessar o CRLV-e, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e verificar se há uma observação do SNG indicando algum tipo de gravame.

Neste caso, no entanto, é preciso ter o número do RENAVAM e do Chassi do veículo. Se você não tiver essas informações, então a maneira mais fácil é realizar uma consulta de placa.

Consulta SNG pela placa

Através da consulta de placa é possível conferir os dados de gravame que possam estar vinculados com o veículo que você está pesquisando.

Basta informar a placa do veículo e um e-mail no site do Consultar Placa e conferir se há alguma anotação do SNG no documento do automóvel. 

Além disso, você também pode verificar outros tipos de restrições no histórico do veículo como, por exemplo, registro de sinistro, recall, restrições junto ao DETRAN ou RENAJUD, e várias outras informações que te deixarão na vantagem na hora de negociar. 

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não realizar a consulta SNG? Então confira o nosso guia sobre o gravame para ganhar essa certeza. E faça sua consulta de placa para descobrir agora mesmo se o seu veículo tem alguma restrição:

Faça seu comentário