Para quem está procurando um seminovo ou usado para comprar, o primeiro passo é verificar se ele é um veículo com restrição ou não. Afinal, ter essa informação é essencial para não ficar no prejuízo em uma negociação.

Quer saber mais sobre os tipos de restrições de um veículo e se há alguma saída para regularizar? Então, vem que nós vamos te mostrar!

O que significa um veículo com restrição?

Ter restrição no histórico significa que o veículo fica impedido de realizar alguns procedimentos, como a transferência, por exemplo.

As restrições podem ser de naturezas diversas, por isso é preciso conhecer cada uma delas e verificar se há algo que possa ser feito para retirar da restrição.

Tipos de restrições que um veículo pode ter

Vamos, então, conhecer os tipos de restrição que existem?

Restrição administrativa

Quando a transferência do veículo não feita dentro do prazo estabelecido de 30 dias, o próprio Detran insere a restrição administrativa. Para retirar essa observação, somente regularizando a situação junto ao Detran, realizando a transferência e o pagamento da multa. 

Restrição financeira

A restrição financeira pode ser classificada em alienação fiduciária, reserva de domínio ou arrendamento. Para poder transferir um veículo com restrição financeira, é preciso que ele seja regularizado e a restrição retirada. 

  • Alienação Fiduciária: quando o proprietário realiza a compra do veículo por intermédio de uma instituição financeira, financiando ou por um consórcio. Essa informação vai no CRLV do veículo. 
  • Leasing: também conhecido como arrendamento, é um contrato entre pessoa física ou jurídica que cede o uso do veículo por tempo determinado e valor estabelecido entre as partes. 
  • Reserva de Domínio: quando o vendedor deseja se manter como proprietário do veículo até que ele seja quitado pelo comprador.

Restrição judicial

O bloqueio do RENAJUD acontece por ordem judicial e o proprietário não pode vender, transferir ou até circular com o veículo.

Os motivos da restrição judicial podem ser diversos, como ação trabalhista, herança, divórcio, inadimplência de financiamento, entre outros.

Deste modo, esse tipo de restrição é mais difícil de ser retirada, pois cada caso demanda uma solução específica. 

Gravame

A restrição de gravame é incluída pela instituição financeira, como forma de garantia até que o veículo seja quitado. Após a quitação da dívida, o banco solicita e realiza a baixa do gravame. 

Bloqueio policial

Este tipo de restrição ocorre em caso de roubo ou furto. Após registrar o boletim de ocorrência, o departamento policial pode indicar essa restrição. Além disso, existe também o bloqueio por apropriação indébita ou inquérito policial. 

Qual o problema de investir em um veículo com restrição?

Comprar um veículo com restrição é, com certeza, menos seguro, pois não há como garantir completamente que o vendedor vá conseguir retirar a restrição. 

Portanto, é preciso tomar muito cuidado e analisar todos os detalhes para não ficar no prejuízo e ter problemas com a transferência do veículo.

Como verificar as restrições de um veículo?

Primeiro, não tome a decisão de comprar um veículo sem antes consultar as suas restrições.

Nesse sentido, realizar uma consulta de placa é a maneira mais segura e confiável de obter um histórico completo do veículo, além de outras informações que vão te dar vantagem ao negociar o seu novo carro ou moto. 

Veja aqui como a consulta do Consultar Placa pode facilitar a sua vida ainda mais!

E não espere mais, faça agora sua consulta e descubra se o veículo que você está interessado possui algum tipo de restrição:

Faça seu comentário