Como consultar multas pela placa de um veículo tem ajudado as pessoas a minimizar dores de cabeça quando pensamos em comprar um veículo usado. Em geral os órgãos públicos (Detran, Denatran, etc) oferecem algum tipo de consulta de débitos de veículo pelo Renavam, que não é uma informação tão fácil de ser conseguida. Neste caso, usar a Placa para consultar os débitos do veículo é o caminho mais fácil e viável.

Porque usar a placa?

Quando pensamos na compra de um carro usado, temos que tomar alguns cuidados básicos para evitar dores de cabeça no futuro. Dentre esses cuidados, está verificar se o veículo possui débitos junto a órgãos como Detran e Denatran.

O problema é que, grande parte desses órgãos só disponibiliza a consulta de multas de trânsito e outros débitos a partir da informação do renavam do veículo. E para descobrir o número do renavam do veículo não é tão simples assim, pois esta é uma informação que consta no documento do veículo.

Já a Placa, é uma informação pública, que está exposta em todos os veículos regularizados no país. Ou seja, qualquer cidadão que vê um veículo na rua pode realizar uma consulta para saber a real situação do veículo.

Outras dificuldades com o site do detran

Além da dificuldade para obter o número do renavam, que é um critério quase que obrigatório para realizar as consultas no site do detran, ainda existe a dificuldade dos sites serem separados por estado. Por exemplo, caso você precise consultar débitos de um veículo do estado de São Paulo, precisará acessar o site do detran de São Paulo, agora se quiser consultar débitos de trânsito de outros estados, precisará encontrar o site do detran do estado na internet e depois descobrir como faz a consulta neste site, já que, eles também não são padronizados em relação ao layout. Ou seja, essa busca pode demorar horas, e quem sabe até dias, dependendo da abrangência das informações que você precisa.

Mas é possível consultar pela placa em todos os estados?

É possível sim, mas pouca gente sabe disso.

Por muito tempo, apenas as concessionárias de veículos tinham acesso a esse sistema de informação unificada, que além de informações sobre débitos de trânsito, pendências judiciais, registro de leilões, registro de sinistros dentre outras informações da procedência do veículo são disponibilizadas utilizando apenas a placa do veículo. Mas isso vem mudando com o serviço do www.consultarplaca.com.br, que vem ajudando as pessoas a fazer melhores negócios no momento da compra de um veículo usado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *