Se você costuma se perder no meio de tantas siglas no universo dos veículos e do trânsito, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Hoje vamos te explicar o que é o BIN e sua diferença para o RENAVAM.

Além disso, vamos te mostrar que informações o BIN pode te fornecer, se ele é interessante para você ou não e como ter acesso a essas mesmas informações de maneira fácil e rápida. Vem!

O que é BIN?

A Base de Índice Nacional (BIN) é uma base de dados centralizada que capta informações pertencentes à frota nacional oficial do DENATRAN e informatiza tudo em um sistema central. Assim, é possível realizar consultas para obter informações de veículos nesta base e ela está diretamente ligada ao RENAVAM.

BIN x RENAVAM

A partir do sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), o BIN recebe as características e informações dos veículos do país. Em outras palavras, o sistema RENAVAM lança e atualiza as informações dos veículos vigentes e alimenta a Base de Índice Nacional.

Quais dados a BIN contempla?

Através dessa consulta é possível acessar e verificar os seguintes dados do veículo:

  • Número do RENAVAM;
  • Marca, modelo e cor;
  • Tipo do veículo;
  • Cidade de registro;
  • Dados do motor e caixa de câmbio;
  • Combustível;
  • Gravame;
  • Chassi;
  • Procedência desde a fábrica;
  • Últimas atualizações do veículo.

Conforme as informações são atualizadas nas bases de dados estaduais, nos Detrans, as informações na BIN também são atualizadas e podem ser verificadas posteriormente em uma consulta.

Para que serve a consulta BIN?

A consulta BIN pode te ajudar na hora de decidir pela compra de um veículo ou até conferir se o seu veículo está em dia. Veja como:

Verificar restrições

Com a consulta é possível verificar se o veículo possui alguma restrição administrativa, alerta de roubo/furto ou dívidas tributárias. Com isso, você pode analisar qual a situação de regularidade do seu veículo ou se a compra do veículo que você está procurando realmente vale a pena ou irá te deixar no prejuízo.

Evitar fraudes

Ter o máximo de informações sobre o veículo é imprescindível na hora da negociação, e a consulta BIN pode te ajudar a fugir de fraudes e golpes de revenda.

Conferir informações

Por fim, a consulta na BIN também pode te ajudar a conferir as informações de um anúncio de venda de veículo ou até mesmo na hora de vistoriar presencialmente, sabia? Isso porque ela permite verificar se as informações são condizentes com a base nacional e se não houve adulterações.

A consulta BIN é para você?

Se você está procurando um veículo para comprar, a consulta BIN é excelente para te dar mais segurança na hora da decisão de compra, afinal, é uma consulta gratuita que rende informações úteis.

Para consultar as informações da BIN pelo portal do Denatran é preciso que o proprietário do veículo tenha um cadastro vinculado ao seu CPF. No entanto, essa consulta geralmente é feita por despachantes ou outras empresas por ter um procedimento dificultoso para acessar.

Por outro lado, todas as informações das bases estaduais que são encontradas na BIN, podem ser acessadas de maneira fácil e rápida através de uma simples consulta de placa do Consultar Placa.

Pois é, com apenas a informação da placa e um e-mail você pode receber uma ficha completa de dados do veículo consultado em instantes. Ou seja, o Consultar Placa traz informações de bases seguras de dados e de forma fácil e clara. Faça já a sua consulta:

Faça seu comentário