Na hora de adquirir um veículo, todo mundo busca pelo melhor custo-benefício e gosta de economizar, não é mesmo? Nesse objetivo, os carros recuperados de financiamento podem ser tentadores. No entanto, será que eles são um bom negócio? 

É sobre isso que falaremos neste artigo! Então, venha conhecer as vantagens e desvantagens dos carros recuperados de financiamento e como saber se um veículo deste tipo compensa ou não. É só continuar a leitura até o final!

O que é um carro recuperado de financiamento?

Legalmente, um carro financiado não é propriedade do comprador até que ele pague todas as prestações do financiamento. Caso os pagamentos e demais obrigações do contrato não sejam cumpridas, o banco ou instituição financiadora pode tomar o veículo.

Portanto, carros recuperados de financiamento são veículos que foram financiados pelos compradores, mas não foram quitados. Por isso, eles passaram a ser propriedade da financiadora como uma forma desta recuperar suas perdas financeiras.

Os carros recuperados de financiamento podem ser vendidos novamente através de leilões ou vendas diretas. Por conta do seu histórico, esses veículos costumam ter preços mais baixos do que os veículos seminovos ou usados ​​convencionais.

No entanto, essa condição pode trazer vantagens e desvantagens para os compradores. Então, é importante ficar de olho para garantir uma compra consciente e justa! Vamos entender isso melhor…

Vantagens e desvantagens de carros recuperados de financiamento

Sim, os carros recuperados de financiamento são mais baratos, mas isso nem sempre é garantia de economia. Dá uma olhada nas vantagens e desvantagens desse tipo de veículo:

Vantagens

  • Preço mais baixo: O valor de revenda é com certeza uma das vantagens e pontos mais atraentes para compradores que procuram economizar dinheiro. As instituições costumam vender carros recuperados de financiamento por preços mais baixos do que os veículos usados ​​convencionais.
  • Possibilidade de negociação: Como os bancos e instituições financeiras estão interessados em se livrar desses veículos, também costuma haver margem para negociação no preço de venda.
  • Documentação clara: Após a recuperação do veículo pelo banco ou instituição financeira, a documentação é atualizada e regularizada. Isso traz transparência para a negociação e ajuda a garantir mais segurança na compra.

Desvantagens

  • Histórico desconhecido: Apesar da atualização na documentação, carros recuperados de financiamento podem ter um histórico desconhecido e, muitas vezes, desfavorável. É difícil ter certeza sobre acidentes, danos ou mau usos anteriores, o que afeta a confiabilidade e segurança do veículo.
  • Demanda de manutenção: No mesmo sentido, essas possíveis negligências dos proprietários anteriores, podem gerar demandas de manutenção ou reparos. E o comprador precisa considerar esses custos adicionais.
  • Garantia: Os carros recuperados de financiamento podem não ter garantia de fábrica ou garantia estendida, e isso também pode refletir no seu bolso no futuro.
  • Desvalorização na revenda: Assim como você comprou o veículo por um preço menor, na hora de repassá-lo, ele terá um valor de revenda reduzido. O histórico de recuperação afetará suas negociações e é preciso levar isso em conta desde a sua decisão de compra.

Como garantir um bom negócio neste caso?

Se você quer aproveitar o valor reduzido dos carros recuperados de financiamento, mas não cair em ciladas, temos a solução! 

O Consultar Placa é um serviço que te ajuda a descobrir o histórico completo de um veículo apenas pelo número da placa. Assim, você consegue checar todas as informações do carro recuperado antes de comprá-lo, garantindo uma compra segura e vantajosa.

Afinal, através da consulta do Consultar Placa é possível saber o histórico de débitos, sinistros, preços, roubo e furto, passagem por leilão, restrições e bloqueios e muito mais! Então, não perca tempo e faça já a sua consulta:

Faça seu comentário