Sempre ocorre aquela dúvida e insegurança quando se fala em comprar um carro batido. Será que vale mesmo a pena? Bom, te adiantamos que tudo vai depender das condições e do histórico do veículo para definir se é um bom negócio ou não.

Do ponto de vista financeiro, muitos acreditam ter vantagem na compra de um carro batido, porém é preciso considerar o grau do dano e o custo do conserto e regularização do veículo. 

A seguir, vamos te ajudar a entender em quais casos é possível considerar a compra de um carro batido ou não, e quais os pontos que você deve analisar antes de tomar esta decisão, veja só:

Quando NÃO vale a pena comprar um carro batido?

Preço acima do valor de mercado

Comprar um carro batido pode indicar um custo reduzido de 30% a 40% do valor de mercado. Por isso, não vale a pena comprar um carro batido quando o preço de compra é pouco reduzido ou igual a um veículo usado sem este tipo de dano no histórico. Fique atento à tabela FIPE e pesquise as referências de valor!

Custo do conserto

Muitos compram um carro batido pensando em economizar no valor da compra, porém, é preciso avaliar se o custo do conserto não terá um peso maior do que o valor de mercado do veículo.

Nesse sentido, é necessário mensurar e orçar o custo do conserto antes de decidir pela compra. Assim, você estará prevenido e ciente do quanto a aquisição deste bem irá te custar realmente, e poderá negociar melhor com o vendedor.

Danos de média monta ou grande monta

Carros sinistrados ou com perda total são considerados danos de média ou grande monta. Nestes casos, o custo de recuperação ultrapassa 75% do valor do veículo. Este é um exemplo de quando não vale a pena comprar um carro batido, não somente pelo custo, mas por não ser possível mensurar se a parte funcional do veículo não terá futuros problemas mesmo quando recuperado ou consertado.

Intenção de venda e seguro

Se você já planeja vender o carro futuramente, talvez comprar um carro batido não seja um bom negócio. É provável que você não recupere o valor investido no conserto e o carro fique ainda mais desvalorizado.

Além disso, se você pretende fazer um seguro, analise antes o valor do bem comparado com o valor do seguro, pois carros batidos costumam ter seguros mais caros ou até mesmo não serem aceitos pelas seguradoras.

E quando vale a pena comprar um carro batido?

Danos de pequena monta

Os danos de pequena monta são os que o custo do conserto não ultrapassa os 75% do valor do veículo. Ou seja, são geralmente danos na lataria que não afetaram muito a parte do motor, precisando apenas de alguns reparos simples.

Neste caso, você pode negociar um bom valor de compra e não irá gastar muito para regularizar o carro. Mesmo sabendo que ele pode ter uma vida útil reduzida, se sua prioridade é economizar, optar por um carro batido pode ser uma boa escolha. 

Preço de compra e custo do conserto

Quando o preço de venda somado com o custo do conserto não ultrapassa o valor de mercado do veículo, comprar um carro batido se torna um bom negócio.

No entanto, uma dica é realizar uma vistoria para ter um relatório completo do que está irregular no veículo, estimar o valor do conserto e negociar melhor o valor com o vendedor. 

Veículo recuperado com documentação regular

Se houver a marcação de veículo recuperado no documento, isso quer dizer que se ele foi batido, ele foi recuperado e/ou consertado e está apto a circular novamente.

Então, este veículo torna-se uma compra mais confiável, pois ele está em situação regular e fica mais fácil de analisar a oferta. Porém, caso ele não tenha esta marcação, desconfie e faça uma consulta de placa para descobrir todos os detalhes do histórico do veículo

O que você precisa considerar nessa decisão?

Para tomar a decisão de comprar um carro batido é preciso ter em mente qual a sua prioridade. Apenas a economia do bem? Um veículo que durará pouco tempo ou muito tempo? Há alguma informação que pode estar oculta no histórico deste carro?

Analise todos os custos de regularização do automóvel, como conserto, documentação e seguro. Depois, some todos esses gastos ao valor de compra para comparar com outras opções de veículos que talvez não tenham este histórico. 

Embora muitos vendedores escondam esta informação, é importante que ela esteja no histórico e isso você pode (e deve!) descobrir antes de fechar negócio. 

Como descobrir se o veículo é batido?

Uma vistoria cautelar é uma ótima maneira de analisar os detalhes dos danos do veículo, sejam eles simples de resolver ou mais graves e complexos. 

Além disso, é imprescindível fazer uma consulta do histórico antes de comprar o carro para ter as informações completas e negociar de forma segura. 

Com a consulta você pode saber, por exemplo, o tipo do sinistro que o veículo apresenta, além de outras informações que vão te ajudar muito na hora da compra.

Ainda tem dúvidas? Confira todas as vantagens de realizar uma consulta de placa! Quer fazer a sua agora mesmo? Então, acesse o Consultar Placa:

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria