A perda total, ou o famoso PT, é um termo bastante utilizado no universo dos automóveis e dos seguros. Mas você sabe exatamente o que ele significa? Sabia que muitas pessoas têm uma ideia errada do que realmente é uma perda total?

Elencamos as principais dúvidas acerca do assunto e vamos respondê-las para você ficar ciente de tudo o que precisa saber caso tenha que lidar com uma situação dessa. Continue a leitura e aproveite para compartilhar com aquele amigo que está necessitando deste conteúdo.

O que é perda total?

A perda total, ou mais comumente conhecida como PT, pode acontecer de várias formas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a perda total não ocorre somente quando o veículo fica totalmente danificado após uma colisão. Inclusive, mesmo se isso acontecer, pode ser que o veículo não tenha dado PT.

O que determina se um carro deu perda total é se o valor do conserto é maior ou igual a 75% do valor do carro estipulado na apólice. Se esse valor for menor que 75%, é considerado perda parcial. Essa porcentagem pode mudar dependendo da seguradora.

Se o valor do conserto for mais alto que o valor da franquia, o segurado deve pagar a franquia e a seguradora garante o pagamento do restante.

O valor estipulado em apólice pode ser referente à tabela FIPE, o que é chamado de valor referenciado, ou à outra base, como por exemplo o valor da nota fiscal do veículo.

Como saber se o veículo teve perda total?

Primeiramente, o proprietário do veículo ou segurado deve procurar a seguradora e informar o sinistro. Depois disso, será realizada uma vistoria do perito para avaliar os danos. É importante lembrar: nunca modifique o veículo após um acidente ou qualquer outro tipo de sinistro, isso pode te trazer sérios prejuízos.

Depois que a vistoria foi feita, o veículo segue para uma oficina para orçamento de reparo dos danos. A partir desse orçamento e da negociação entre a seguradora e a oficina, será decidido se houve perda total ou parcial.

Outras dúvidas respondidas

Selecionamos algumas outras questões que geralmente aparecem quando o assunto é perda total e seguros. Confira!

O que acontece com um veículo financiado que teve perda total?

Na prática, o veículo financiado é propriedade da instituição que o financiou, então o segurado tem alguns caminhos. O primeiro deles é quitar o financiamento para conseguir receber a indenização da seguradora. A seguradora também pode se responsabilizar por quitar o financiamento e depois repassar a diferença do valor do seguro para o segurado.

Quando o airbag é acionado dá perda total?

Muitas pessoas acreditam que o fato do airbag ser acionado resulta em perda total, mas isso não é bem assim. O que acontece é que o airbag geralmente dispara quando o impacto é muito forte, então o conserto do carro costuma ser mais caro. O sistema do airbag também tem um custo bastante alto, então só o fato de ele ser acionado já eleva o valor do conserto.

Como funciona a perda total de terceiros?

A seguradora também precisa cobrir e a franquia não pode ser cobrada. As seguradoras podem usar a tabela FIPE ou fazer uma outra proposta com base no valor médio dos veículos com características semelhantes.

É importante estar munido de boas informações para saber quais são seus direitos e como eles podem influenciar na hora de receber o que é de seu direito.

Como você pode perceber, ter um seguro para o seu carro é importantíssimo, mas nem sempre seu valor é acessível. Veja aqui alguns fatores que encarecem o seguro de um automóvel, assim você pode analisar tudo com calma antes de contratar uma seguradora.

Consulte sempre a placa

Nos leilões, é comum encontrar carros que foram recuperados sendo vendidos a preços baixíssimos. Mas, infelizmente, nem sempre os leiloeiros revelam a origem desses automóveis.

No Consultar Placa você pode checar esse histórico para saber a procedência do veículo que tem interesse. É só informar a placa do carro e o seu e-mail, em instantes você receberá o relatório com essa e outras informações importantes. Simples, rápido e fácil!

Faça seu comentário