Evitar golpes de revenda na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo é algo que todo comprador espera. Para ter uma negociação tranquila, é preciso ter o máximo de informações sobre o carro ou moto que você está de olho, incluindo o histórico de roubo e furto.

Um veículo que apresenta histórico de roubo e furto pode te dar uma grande dor de cabeça. Por isso, fique atento e faça uma consulta prévia da placa do veículo para saber se há o registro ou não desta informação. 

Por que um veículo com histórico de roubo e furto é um mau negócio?

Quando a anotação de roubo e/ou furto aparece na consulta do histórico do veículo, quer dizer que há registro de Boletim de Ocorrência, realizado junto à delegacia de polícia ou outro órgão ou autoridade policial. 

Caso se trate de um veículo recuperado, a notificação de “Alerta de Roubo/Furto” é baixada do documento, porém, ao consultar o histórico, é possível saber se em algum momento no passado houve este registro.

Mesmo que o veículo seja recuperado e não conste a anotação do roubo e furto no documento, é preciso ficar atento pois dependendo das condições em que o veículo foi roubado ou furtado, podem ter ocorrido danos ou até mesmo algumas alterações importantes e que tornam o veículo irregular. 

Fique de olho no timing

Outro detalhe importante é você saber quanto tempo durou este registro da ocorrência, até o veículo ser recuperado. Automóveis que tenham ficado por muito tempo com os bandidos geralmente apresentam ainda mais danos e alterações, o que poderá trazer algumas dificuldades, como por exemplo:

  1. Realizar seguro do veículo:  quanto mais o carro/moto estiver danificado, menores serão as chances de a seguradora aceitar protegê-lo. Além disso, o seguro pode ficar mais caro do que de costume.
  2. Desvalorização: um veículo com histórico de roubo e furto já é considerado desvalorizado. E no caso de, além disso, apresentar avarias e mau estado de conservação, o veículo ter seu valor reduzido ainda mais. 
  3. Dificuldade de revenda: se você deseja vender o veículo futuramente, saiba que poderá sair no prejuízo. Afinal, além de serem automóveis com grande propensão de gastos com manutenção, de novo, a desvalorização do veículo é grande.

Além disso, é possível que algumas informações padrões do veículo sejam alteradas, por isso é preciso se atentar e conferir essas informações básicas para verificar se está de acordo, como por exemplo: número do motor, chassi, vidros, painel e placa. Confira dicas a seguir:

Confira o chassi

O chassi é um código de identificação, um registro feito pelas montadoras antes que sua placa veicular seja instalada. Em uma situação de roubo e furto, o chassi precisa ser remarcado, ou seja, o chassi original é regravado após a recuperação, para a devolução deste para o proprietário. Por isso, caso você não identifique a remarcação do chassi, possivelmente este veículo ainda está irregular.

Uma dica é conferir a numeração do chassi gravada nos vidros. Caso apresente alguma modificação ou não seja o mesmo que o do veículo, há uma grande possibilidade da venda ser uma fraude.

Um veículo com chassi remarcado também sofre desvalorização, dificultando a aceitação de seguradoras e financeiras. Além de ter uma grande diminuição no valor da revenda, por ser um veículo de alto risco para os compradores.

Informe-se (bem!) antes de fechar negócio

A consulta do Consultar Placa irá te ajudar a verificar a informação de roubo e furto do veículo, além de fornecer um relatório completo para que você confira as informações padrões do veículo e saber também se há outro tipo de restrição judicial antes de fechar negócio.

Com informações seguras e completas, você pode ter mais tranquilidade para negociar a compra do seu usado ou seminovo. E também evita cair em golpes de revenda e possíveis fraudes no veículo.

Consulte a placa e veja se o veículo possui ou não o histórico de roubo e furto e receba informações completas em instantes:

Faça seu comentário