Como você já deve saber, o documento de um veículo, chamado de CRLV, contém diversas informações importantes sobre ele. Desde as descrições físicas do automóvel, como cor, modelo, marca e ano, até as especificações mais técnicas, como RENAVAM e número do chassi.

Mas além dessa fonte de dados, o próprio carro pode te fornecer informações sobre ele e é importante saber quais são elas e onde ficam para que você possa estar sempre alerta na hora de comprar ou vender um veículo.

Os golpes de revenda infelizmente são muito comuns, sejam ligados à quadrilhas ou apenas um vendedor que gostaria de se dar bem na negociação. Então, vamos descobrir que informações o seu carro pode te dar e como encontrá-las?

1. Chassi

O chassi é uma identificação de fábrica que acompanha todos os veículos e é padronizada no mundo todo. A partir de sua sequência numérica é possível saber o modelo, a data e o local de fabricação do veículo.

O número do chassi costuma ficar do lado direito, próximo ao banco do passageiro, abaixo dos tapetes, na parte metálica. Geralmente há uma tampa de encaixe que ao ser levantada mostra o chassi marcado. Porém esse local pode variar de modelo para modelo.

Esse número também aparece na documentação e em outras partes do automóvel. Conforme a Resolução CONTRAN nº 24, ele deve estar registrado, ainda que de forma abreviada, na coluna da porta dianteira lateral direita; no compartimento do motor; em um dos pára-brisas e em um dos vidros traseiros, quando existentes; em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo, quando existentes, com exceção dos quebra-ventos.

Saber onde fica o chassi do modelo do carro que você está pensando em comprar é importante para conferir se o número contido em todos os pontos é o mesmo ou se há possibilidade do veículo ter um chassi remarcado.

2. Número do motor

Talvez você não saiba, mas o motor do seu carro também possui um número de identificação que, assim como o chassi, vem de fábrica e serve para garantir a autenticidade da peça e dar acesso a outras informações sobre o veículo.

A numeração no motor normalmente fica próxima ao cabeçote, fixada em uma plaqueta ou marcada em baixo-relevo no bloco, em um espaço específico para isso.

Além disso, o motor também contém a marcação dos últimos dígitos do chassi. Para saber qual é qual, a identificação do chassi, por ser reduzida, vem entre dois asteriscos.

Essas informações também são importantes para conferências e podem dar indícios de substituição ou adulteração, refletindo diretamente na negociação da compra e venda.

3. Vidros

Como dito anteriormente, o número do chassi também está contido em diferentes partes do veículo e um desses locais são os vidros. Por terem um fácil acesso, realizar a conferência do chassi dos vidros é uma mão na roda.

São gravados os últimos 8 dígitos do chassi entre asteriscos e, apesar de ser comum a substituição de um ou mais vidros do carro, essa marcação precisa sempre estar presente e intacta, sem sinal de riscos e/ou desgaste. Além da informação precisar bater com a dos demais locais que contêm o chassi.

4. Painel de instrumentos

Talvez seja óbvio para algumas pessoas, mas o painel de instrumentos, ou simplesmente painel do carro, é uma das maiores fontes de informações do veículo.

Nele estão contidas informações úteis tanto na hora de uma vistoria de revenda, como a quilometragem contida no odômetro, quanto no dia a dia, como o nível de combustível, as luzes dos faróis e outros alertas sobre o estado atual do carro.

Portanto, conhecer bem o significado de cada luz e/ou alerta do painel pode te livrar de diversos problemas na hora de comprar um carro e durante o uso dele!

5. Placa

Outra informação que pode te ajudar a ter acesso a diversos dados do veículo e também verificar possíveis inconsistências ou fraudes é o número da placa e outros detalhes contidos nela como um todo.

Falando sobre o número em si, ele te permite descobrir dezenas de informações sobre o histórico do carro e do proprietário ao consultar a placa do veículo.

Fora isso, placas do modelo antigo costumavam conter uma marcação lateral com seu estado e data de fabricação. Isso é um detalhe importante, pois pode, novamente, servir como ferramenta de conferência com a documentação do veículo e/ou indicar informações sobre o histórico do automóvel, com relação à transferências, acidentes e até casos mais preocupantes que podem ter levado à troca da placa, como furto ou clonagem.

Viu só quantas informações estão contidas no carro, para além da documentação e do manual? E se quiser saber melhor a localização de todos esses dados, o Guia de Imagens do nosso relatório pode te ajudar.

Guia de Imagens Consultar Placa

Prévia Guia de Imagens Consultar Placa

O relatório do Consultar Placa, além de te trazer informações sobre o histórico do veículo e do proprietário, ainda pode te entregar uma relação de fotos do modelo consultado e te ajudar na hora da vistoria. 

O Guia de Imagens está presente na nossa Consulta Diamante e indica a localização de informações importantes e serve de parâmetro para as características visuais do automóvel.

Então não deixe de se informar da melhor forma antes de decidir comprar um veículo seminovo ou usado, o Consultar Placa vai garantir que você faça um excelente negócio!

Faça seu comentário