A decisão de comprar um carro usado ou seminovo pode, sim, trazer uma super economia para o comprador, porém, por outro lado, exige um olhar atento aos detalhes e informações sobre o veículo para que nenhuma surpresa desagradável surja no futuro.

Infelizmente, existem muitos golpes de revenda por aí e um deles é a tentativa de esconder as restrições judiciais do veículo, que podem ser de diversas naturezas e tipos.

Se quiser saber mais sobre o que podem ser essas restrições, temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o RENAJUD

E agora, para te ajudar a evitar essa dor de cabeça, vamos te explicar quais os riscos de se comprar um veículo com restrições judiciais:

1. Impedimento de registro e licenciamento

Ao adquirir um veículo com restrição judicial, uma das coisas mais simples que podem acontecer é que você não consiga realizar o registro do automóvel no seu nome, impedindo a oficialização da transferência e obtenção dos novos documentos de licenciamento.

Como você já deve saber, esses são documentos essenciais para a circulação do veículo em conformidade com as leis de trânsito e também para comprovar que ele é seu e não há nenhum problema ou inconsistência nesse sentido. 

Um exemplo de restrição que pode gerar essa situação é a existência de dívidas em multas e infrações registradas no sistema RENAVAM.

2. Impedimento de venda

Existem também restrições que permitem o registro e circulação do veículo, porém, não permitem a sua venda, fazendo com que o atual proprietário tenha que assumir todos os gastos e prejuízos que o veículo possa trazer.

3. Impedimento de circulação

Outro problema que você pode ter com um veículo com restrições é passar a não poder circular com ele nas ruas, isso durante todo o tempo em que a restrição ainda estiver ativa e pendente.

Também chamada de restrição total, essa situação geralmente vem acompanhada da restrição de registro, transferência e licenciamento, além de autorizar o recolhimento do veículo por um órgão de trânsito.

4. Impedimento de posse e uso

Um dos problemas mais graves que podem acontecer é você perder o seu veículo e o seu dinheiro, já imaginou? 

Infelizmente, isso pode se tornar realidade de diversas formas possíveis. Um veículo com restrição basicamente pode ser retido a qualquer momento pela justiça e pelas autoridades de trânsito. 

Durante uma blitz ou fiscalização, após a decisão de um processo judicial, por conta de um acerto de dívida com uma instituição financeira, seguradora ou outra parte para a qual o veículo possa ter sido arrendado ou penhorado… e a lista continua!

Há ainda também uma restrição somente de posse como é o caso de uma Reserva de Domínio, por exemplo, em que o veículo pode ser utilizado pelo comprador, mas a propriedade só é adquirida depois da quitação do contrato.

5. Gastos, estresse e complicações

Como já deu pra perceber, a compra de um veículo com restrições de qualquer tipo são a garantia de muitas dores de cabeça e complicações. 

Você corre um risco altíssimo de ter diversos gastos para além do valor do veículo, vários estresses, da descoberta até o fim da regularização das restrições, perda de tempo com negociações, reuniões, audiências, documentações e processos para dissolução da restrição.

E, ainda assim, corre o risco de sair no prejuízo e ficar sem nada, nem a grana e nem o carro. Já pensou?

Como se prevenir contra veículos com restrições judiciais?

A forma mais eficiente de não cair em uma roubada e comprar um automóvel com restrição judicial é consultar o histórico do veículo e verificar se não há nenhuma pendência dessa natureza com o que você está pensando em comprar.

Isso é possível por meio do RENAVAM, do número do chassi e, uma opção mais simples e acessível, o número da placa. Viu o anúncio, marcou a visita e a vistoria, anota o número da placa e aí é só partir para a consulta.

Como? Com a nossa ajuda! Aqui no Consultar Placa você informa o número da placa e um endereço de e-mail e nós cruzamos diversos bancos de dados para te entregar um histórico completo para você fazer somente bons negócios e fugir de qualquer veículo com restrições judiciais!

Faça seu comentário