Quem já comprou um carro 0 km ou, por algum outro motivo, precisou emplacar um carro, sabe que esse processo é cheio de burocracias e que pode gerar muitas dúvidas. 

Para te ajudar nesse momento, selecionamos as principais dúvidas que surgem e vamos respondê-las para tornar tudo isso mais fácil e rápido.

Quanto custa? Quais documentos preciso separar? E a placa do Mercosul? São muitos questionamentos, não é mesmo? Chegou a hora de respondê-las!

Quais documentos são solicitados?

Na hora de dar entrada no seu processo de emplacamento de um carro, você precisa separar alguns documentos obrigatórios. São eles:

  • Documento de identificação com foto, CPF e CNH do proprietário;
  • Comprovante de residência;
  • Nota Fiscal do automóvel (emitida há menos de 30 dias);
  • Decalque do nº do chassi;
  • Contrato de financiamento (caso o carro tenha sido financiado).

Com todos esses documentos, você pode ir até o DETRAN para dar entrada no processo de emplacamento do seu carro.

Quais são as taxas?

Preparou todos os documentos para ir até o DETRAN? Chegando lá, você terá que apresentar toda essa papelada e, depois, você precisará pagar um boleto da taxa de emplacamento.

Essa taxa varia de lugar para lugar, mas ela fica em torno dos 65 reais para motos e 200 reais para carros.

Onde preciso ir?

Se você quer fazer o processo por conta, é só reunir os documentos e ir até o DETRAN para dar entrada no processo.

Caso você não tenha tempo e prefira ter conforto, você pode entrar em contato com um despachante e ele vai fazer toda essa parte burocrática.

Essa escolha só depende de você e cada uma delas tem seus benefícios e suas desvantagens. 

É preciso contratar um despachante?

Contratar um despachante não é uma obrigatoriedade para quem vai emplacar um veículo, mas eles podem deixar todo o processo mais rápido e cômodo para você. E, claro, mais caro também.

Se o seu orçamento permitir e você decidir contratar um despachante para não ter que se preocupar com isso, pesquise por empresas e profissionais que realizam um trabalho sério e honesto.

Como o despachante terá contato direto com seus dados pessoais, é imprescindível que esse profissional seja de plena confiança. Caso contrário, você poderá ter ainda mais dores de cabeça do que se tivesse feito tudo sozinho.

Como trocar para a placa do Mercosul?

Primeiramente, é preciso emitir o CRV no portal do Detran. Para isso, você pode procurar um despachante com os documentos solicitados, pagar a taxa do despachante e a taxa de serviços do Detran.

Depois disso, é a hora de procurar uma empresa estampadora de placas credenciada pelo Detran. Essa mesma empresa irá confeccionar e fixar a placa no seu veículo, de acordo com todas as legislações vigentes.

Em caso de mudança de estado, tenho que trocar a placa?

Sim, é necessário. Mas, agora com a placa do Mercosul, essa mudança é necessária apenas uma vez, já que as placas não contêm mais lacre nem tarjeta.

Caso você compre um carro seminovo ou usado que já tenha a placa do Mercosul, não é preciso trocá-la.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas? Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar quando for emplacar seu próximo carro!

A placa do Mercosul também é outro assunto que gera muitas dúvidas. Veja aqui o guia completo que fizemos sobre a placa do Mercosul!

Está querendo comprar um carro seminovo ou usado mas tem dúvidas sobre a procedência do veículo? O Consultar Placa está aqui para te ajudar! Funciona assim: você informa a placa do carro e o seu e-mail; dentro de instantes você poderá checar sua caixa de e-mail para ler um relatório com muitas informações importantes!

Faça seu comentário