O mercado de veículos está repleto de jargões próprios, que nem sempre são claros. Afinal, quando é que um carro deixa de ser considerado seminovo? Quais são os critérios que determinam essa transição?

Neste artigo, vou ensiná-lo a diferenciar, definitivamente, um carro seminovo de um carro usado!

Qual a diferença entre um veículo seminovo e um usado?

A diferença entre um veículo seminovo e um veículo usado é a idade.

Um veículo passa a ser considerado seminovo, assim que sai da concessionária. Esse status dura 3 anos.

Após 3 anos de idade, o veículo passa a se encaixar na categoria de veículo usado, à qual ele se enquadrará pelo restante de sua existência.

Quais as vantagens de comprar um veículo seminovo?

1. Preço

Ao momento que um veículo zero quilômetro, sai da concessionária, ele imediatamente desvaloriza entre 15% e 20%.

Você pode comprar um veículo seminovo com mais acessórios e equipamentos,  pelo mesmo preço que pagaria por um zero.

2. Garantia

Normalmente a garantia dada pela montadora dura até 3 anos, portanto, adquirir um seminovo, em perfeito estado e dentro da garantia é como ter um carro zero pagando muito menos.

3. Manutenção 

O custo e frequência de manutenção dos veículos seminovos, é consideravelmente menor. Principalmente nos que têm entre 30 mil e 40 mil quilômetros rodados.

4. Seguro

É muito mais fácil e barato o seguro de um veículo seminovo em comparação a um zero quilômetro.

5. Impostos e Taxas

Quando compramos um veículo novo temos que pagar o emplacamento, dentre outras taxas e impostos.

Sua única despesa, provavelmente, será a taxa de transferência. Os veículos seminovos costumam vir com o IPVA quitado, se não for esse o caso, você pode negociar um desconto referente ao valor do IPVA no preço final.

6. Negociação

Comprar um veículo seminovo, garante ao comprador, uma margem de negociação muito maior que qualquer concessionária poderia oferecer.

7. Facilidade para trocas

Muitas pessoas têm necessidade de trocar de veículo frequentemente, por causa do emprego ou por gosto pessoal.

Veículos seminovos são mais fáceis de vender.

Se você deseja ou precisa ter sempre um carro com aparência de novo, comprar e trocar seminovos é o mais indicado.

 Quais as vantagens de comprar um veículo usado?

1. Desvalorização reduzida

Durante os 3 primeiros anos, a depreciação da maioria dos veículos gira em 20% ao ano. Após esse período a depreciação cai drasticamente. 

O veículo vai desvalorizando menos ao longo dos anos, e quando chegar o momento de trocar ou vende-lo, o valor estará mais próximo do investimento inicial. 

Neste cenário, em tese você perde menos dinheiro. Entretanto, esse cálculo não leva em conta outros fatores, como preço de manutenção.

Se o carro for usado, mas estiver com uma quilometragem muito baixa no odômetro, desconfie. Para você ter certeza, elaboramos um artigo rápido, com 3 Dicas Para Você Descobrir Se A Quilometragem Do Veículo Foi Alterada, confira.

2. Valor reduzido

Após 3 anos com 20% de desvalorização ao ano, um veículo usado é uma excelente opção para quem não está disposto a arcar com um investimento elevado. 

Além de preços mais em conta, as parcelas de veículos usados podem ser feitas de acordo com sua necessidade.

Se você pretende quitar em breve o veículo, para então adquirir um melhor, o valor em conta permite que você faça menos parcelas a um valor acessível.

Outra opção, é esticar ao máximo o número de parcelas, para que fique suave ao seu bolso.

3. Documentação e impostos

Além de não ter que gastar com emplacamento, veículos usados têm IPVA reduzido, e veículos com mais de 20 anos, nem mesmo pagam o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

4. Manutenção e reparos mais em conta

Pequenas colisões e acidentes são comuns. Carros usados costumam ter reparos mais baratos e peças de reposição fáceis de encontrar.

Em contrapartida, eles demandam muito mais atenção e consertos frequentes devido ao desgaste natural das peças.

Quando falamos em condutores novatos, um carro usado é a melhor opção.

5. Seguro mais barato

Devido ao valor do veículo, o valor do seguro também é reduzido, principalmente no caso de franquias que deem cobertura para furto, roubo ou perda total.

6. Negociação

Assim como os seminovos, os veículos usados costumam ser negociados diretamente com o proprietário ou em garagens especializadas. Permitindo ao comprador um maior poder de negociação.

Outros fatores a serem observados

Quando vamos comprar um veículo usado, devemos nos ater se o valor pedido está correto segundo a Tabela FIPE e a Faixa de preço KBB. 

Além disso, quando for conhecer o veículo, escolha um dia ensolarado e leve a um mecânico de confiança, antes de fechar o negócio.

Leia nosso artigo sobre os Carros Que Ninguém Quer Comprar e não deixe de observar se ele não tem Marcas de Enchente.

Não deixe que te passem para trás

Para ter a certeza de que não estão te passando para trás,é essencial consultar a procedência do veículo. E a melhor ferramenta para isso é o Consultar Placa.

O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria