Encontrar um veículo adulterado quando se está em busca de um seminovo ou usado é mais comum do que se imagina.

Um veículo é considerado adulterado quando alguma característica original é alterada, com a intenção de mascarar algo em seu histórico.

Mas você sabe o que exatamente configura um veículo adulterado? Conheça as principais adulterações e como elas podem afetar sua compra.

1. Alterações no chassi

O fabricante, o modelo, local e data de fabricação são contemplados na numeração do chassi de cada veículo e esse número é único.

Por conta disso, a adulteração de chassi é uma das mais comuns entre os veículos roubados, pois os criminosos escondem esta informação para dificultar a identificação do automóvel.

O chassi pode ser removido totalmente e, em alguns casos, regravado, remarcado ou substituído por outra peça suporte.

2. Troca de motor

Os motores dos veículos também possuem numeração específica registrada junto ao DENATRAN.

Portanto, ao realizar a troca do motor é preciso informar essa mudança, com a anotação devidamente feita na documentação do veículo. Se esta informação estiver omitida, trata-se de uma adulteração criminosa.

3. Quilometragem adulterada

Outra adulteração frequente é a do hodômetro. Neste caso, é feita uma alteração para o veículo parecer ter uma quilometragem menor, pois este é um quesito importante para a negociação na revenda de seminovos e usados.

Vale dizer que com a mudança do hodômetro analógico para o digital ficou ainda mais fácil de realizar a adulteração, mas também mais fácil de descobrir essa alteração.

4. Pinturas não originais

A cor do veículo também consta no documento do veículo e, caso seja feita alguma repintura em que se altere a cor, é preciso atualizar o dado junto ao Detran. Se a cor do veículo não estiver de acordo com o documento, pode resultar em infração. 

5. Substituição de peças

É importante observar a data de fabricação das peças, como cintos de segurança, faróis, lanternas, rodas e etc. A partir disso você poderá investigar se as peças são originais ou se foram substituídas em decorrência de algum sinistro ou apenas por manutenção.

6. Troca de placa

Outra ação decorrente de roubo e furto de veículo é a troca de placa ilegal. As placas são essenciais para descobrir o histórico do veículo e outras informações importantes, e por isso muitos criminosos optam por mascarar e adulterar as placas.

Então, fique atento e busque confrontar as informações da placa com os demais dados do veículo realizando uma consulta de placa.

A consulta de placa é uma das maneiras mais seguras de descobrir informações valiosas sobre o veículo que você está procurando, pois fornece desde os dados básicos até um histórico completo para você verificar se o veículo foi adulterado em algum momento. 

Quer descobrir se o veículo que você está de olho é adulterado? Então, faça já a sua consulta e tire esta dúvida em instantes:

Faça seu comentário