Você já cruzou com uma placa de veículo danificada e se perguntou se isso poderia ser um problema?

A resposta é que sim, é um problema. Por isso, é importante checar sua placa de tempos em tempos e verificar seu estado de conservação para evitar multas.

É através da placa e do número de identificação do chassi que o veículo é identificado, então, caso a placa esteja danificada, é preciso realizar a troca. Continue lendo para saber como e outros detalhes sobre isso!

O que caracteriza uma placa danificada?

Uma placa danificada pode ser uma placa quebrada, amassada, com a pintura apagada ou com lacre rompido.

Qualquer placa que não esteja de acordo com o padrão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também pode precisar ser trocada. Assim como as de veículos com histórico de roubo e furto.

Para saber se sua placa está danificada, uma vistoria cautelar é uma ótima opção. A partir dela, você poderá ter certeza se seu veículo e sua placa estão dentro dos padrões ou se há algum tipo de alteração ou danificação.

O que a legislação fala sobre placas danificadas?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, circular com uma placa ilegível ou com visibilidade prejudicada caracteriza uma infração gravíssima, cabível de multa e apreensão do veículo. 

Além da multa, o condutor ainda pode receber 7 pontos em sua CNH. Por isso, é sempre mais vantajoso trocar a placa e regularizar a situação do que correr o risco de ser punido pela legislação.

Outro ponto que você deve se atentar é que, no caso da troca, é necessário já mudar para o novo modelo de placa do Mercosul. 

Então, o que fazer se sua placa estiver danificada?

  • Verifique o dano: Primeiramente, confira qual é a situação da sua placa. Ela está irregular devido ilegibilidade ou rompimento do lacre? Está amassada ou foi extraviada? Esta informação é importante na hora de solicitar a troca.
  • Não tente restaurar ou retificar a placa: Esta é uma atividade irregular! A retificação da placa compete unicamente ao Detran, sendo proibida a restauração das placas por conta própria. Isso pode fazer com que o veículo seja reprovado em uma vistoria futura, trazendo só prejuízos. 
  • Solicite a segunda via ao Detran: Por fim, o caminho correto é solicitar a segunda via da placa ao Detran. Seja qual for o tipo do dano, somente este órgão está autorizado a regularizar a placa danificada. 

Como solicitar a segunda via da placa passo a passo 

Antes de solicitar a segunda via, verifique se o veículo está em dia com o licenciamento e demais taxas quitadas. Então, você poderá prosseguir com a solicitação, seguindo os seguintes passos:

  1. Providencie um laudo de vistoria: Você irá precisar de um laudo técnico de vistoria. Procure uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) que seja do estado de jurisdição do veículo.
  2. Apresente-se ao Detran com os documentos: RG e CPF do proprietário, CRLV e o laudo de vistoria de identificação veicular – original;
  3. Realize o pagamento: O Detran irá emitir uma taxa para o pagamento da segunda via da placa. Ela deve ser paga no momento da solicitação.
  4. Emplacamento novo: Então, basta realizar o emplacamento com uma empresa credenciada e autorizada para este serviço. 

Caso sua placa não seja do padrão Mercosul, você terá alguns passos diferentes, pois você também precisará solicitar um novo documento CRV que contemple a numeração no modelo Mercosul.

Fique atento também quanto ao tipo de placa, para que a emplacadora faça a troca exatamente como está no documento. Caso sua placa tenha sofrido roubo ou furto, é importante registar o B.O. e apresentar este junto à solicitação da segunda via.

A placa do veículo é um dos itens mais relevantes para a identificação e ela pode dizer muito sobre o veículo. Através da placa, um veículo pode ser rastreado e identificado. Além disso, você pode obter uma ficha completa de dados através de uma consulta de placa. Veja como é fácil:

Faça seu comentário