Em janeiro de 2020, a placa do Mercosul passou a ser obrigatória em todo país, para alguns casos. Embora já esteja em vigor há algum tempo, ainda permanecem algumas dúvidas, mas a principal delas é: quem precisa mudar para a placa do Mercosul?

Para responder esta e outras dúvidas da maioria dos proprietários de veículos, veja a seguir em quais casos a mudança para a placa do Mercosul é obrigatória. Fique ligado se este for o seu caso: 

1. Novos veículos

Standret via Freepik

Caso você tenha adquirido um veículo novo, é obrigatório que o primeiro emplacamento seja do Mercosul. Converse com o despachante ou diretamente no fornecedor de placas e confira se sua placa virá no padrão Mercosul.

2. Veículos em transferência

Se está pensando em trocar seu veículo ou comprar outro, fique atento pois você também faz parte do grupo que precisa mudar para a placa do Mercosul e descartar a placa antiga.

Confira com o órgão responsável e veja no documento do veículo como será a nova placa. Ela deverá ter quatro letras e três números, sem sequência fixa.

3. Mudança de cidade ou estado

Se o proprietário mudar de município, a placa deve ser atualizada para o padrão Mercosul. Isso porque o endereço cadastrado no órgão e no documento do carro deverá ser correspondente com a placa.

4. Mudança de categoria

Uma mudança de categoria, por exemplo, um carro particular que passa a ser táxi ou veículo de aluguel, também é uma situação que exige a mudança para o novo modelo de emplacamento.

5. Placa antiga ilegível ou danificada

DETRAN PR

Ao identificar que sua placa está ilegível, fraca ou que o lacre está danificado, a troca para a placa do Mercosul será necessária.

Verifique estes detalhes com atenção, pois placa ilegível ou com lacre danificado é sujeita de multa gravíssima.

O modelo novo não possui lacre, que foi substituído pelo QR-Code, para melhor rastreamento e segurança do veículo. 

6. Placas danificadas ou extraviadas

No caso da placa ser amassada em acidentes ou danificada de qualquer forma, bem como em caso de furto e roubo, ela também deverá ser trocada pelo novo modelo, pois serão emitidas no documento conforme o padrão Mercosul.

Quando a placa antiga vai deixar de valer?

Até então, não existe nenhuma lei que estabeleça um prazo máximo para a validade das placas antigas.

De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não será obrigatória a troca de placa para os veículos que já estão em circulação.

Ou seja, um veículo já emplacado poderá circular com a placa no modelo antigo até o fim da vida, desde que permaneça com o mesmo proprietário, no mesmo município e na mesma categoria.

Caso você não se encaixe em nenhum destes em que é obrigatória a troca, mas mesmo assim você tenha interesse em alterar para a placa do Mercosul, é preciso procurar o Detran mais próximo para fazer a solicitação.

Com isso, você receberá um novo CRLV documentando o novo emplacamento no padrão e poderá realizar a mudança para a placa do Mercosul.

São muitas as questões e detalhes que precisamos estar atentos ao realizar qualquer alteração em nossos veículos. Por isso, conheça mais sobre os tipos de placas e tire todas as suas dúvidas sobre o emplacamento de carros.

E aí? Será que seu veículo terá que mudar em breve para a placa do Mercosul? Deixe seu comentário contando se você já trocou ou terá que trocar sua placa!

E se quiser saber mais informações sobre um veículo antes de comprá-lo e providenciar a atualização da placa, invista no Consultar Placa e garanta um bom negócio e uma compra segura! Saiba mais abaixo:

Faça seu comentário