Com o início de um novo ano se aproximando, muitos já começam a pensar nas taxas e impostos dos veículos que virão, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Portanto, se você tem dúvidas de por que ele é cobrado e como ele funciona, fique aqui que vamos te mostrar!

O que é IPVA?

O IPVA é uma taxa anual paga pelos proprietários de veículos automotores. Em cada estado o valor desse imposto pode variar.

O cálculo é feito a partir do valor venal do veículo, variando entre 1,5% a 4%, conforme a referência da tabela FIPE. A arrecadação deste imposto destina-se 50% para o governo municipal e 50% para o governo estadual, para manutenção das rodovias. 

Origem do IPVA

Este imposto foi instituído em 1986 como alternativa a substituir o TRU (Taxa Rodoviária Única). Até 1993, ele era recolhido pelo Governo Federal e chegava a 2% do valor do veículo. No entanto, depois passou a ser recolhido pelos Governos Estaduais, ficando a critério de cada estado a porcentagem a ser cobrada. 

Como funciona o pagamento deste imposto?

Reprodução: Detran-PR

A cobrança do IPVA ocorre sempre em janeiro de cada ano. O dia do vencimento varia de acordo com o final das placas dos veículos. 

Por exemplo, veículos cuja placa tem final 1 e 2, o IPVA terá vencimento no dia 17 de janeiro. Placas com final 3 e 4, o vencimento será em 18 de janeiro. E os vencimentos vão até dia 21 de janeiro. 

É preciso ficar atento às normas do seu Estado, pois as datas e formas de parcelamento são diferentes em cada um. 

Como pagar o IPVA?

É preciso ter o número do RENAVAM do veículo para acessar sua guia do IPVA. No CRLV, é possível obter o número do RENAVAM. Então, as opções para o pagamento são as seguintes:

Via agência bancária

O proprietário pode possível realizar o pagamento diretamente nas agências bancárias credenciadas de cada Estado, informando o RENAVAM do veículo. 

Emitir a guia online

Além dos canais de atendimento online dos portais dos Detrans de cada Estado, é possível emitir a guia para o pagamento nos sites das Secretarias da Fazenda do estado de jurisdição do veículo. Nos dois casos esse processo é feito informando o número do RENAVAM. 

Consultar débitos do IPVA

No site do Detran do estado do veículo é possível consultar, com o número do RENAVAM, todos os débitos do veículo, incluindo o IPVA. Já no portal da Secretaria da Fazendo de seu estado, você pode verificar somente os débitos do IPVA.

Agora, se quiser saber se seu veículo tem algum débito de IPVA de um jeito mais rápido e fácil? Basta consultar o IPVA pela placa! Assim, você consegue saber se aquele seminovo ou usado que você está de olho se está com IPVA quitado. Além de outras informações importantes para garantir um bom negócio! 

Então, que tal descobrir todas as vantagens de fazer uma consulta com a Consultar Placa para ter na palma da mão um histórico completo do veículo e fazer já a sua?

Faça seu comentário