Um novo ano começa, e com ele, todas as contas, impostos e demais débitos do veículo também. São tantas taxas e siglas que é fácil se perder e acabar esquecendo algum. Mas calma, nós vamos te ajudar a entender todos eles.

Entenda, a seguir, quais são os débitos do veículo e todos que devem ser regularizados no início do ano. Além disso, descubra também como é fácil e prático consultar e regularizar os débitos sem sair de casa. Vem com a gente!

O que são os débitos do veículo?

Todos os documentos que você deve pagar para ter seu veículo em situação regular e apto a circular são os débitos do veículo. Ou seja, impostos e taxas como licenciamento, IPVA, DPVAT e até mesmo as possíveis multas que o veículo tenha recebido.

Para que seu veículo não seja apreendido e possa circular tranquilamente, é necessário que todos os débitos estejam quitados junto ao Departamento de Trânsito de jurisdição do veículo.

Quais são os débitos que você precisa se atentar neste início de ano?

Foto: Adilson P.Santana / Detran-PR

IPVA

O IPVA é o Imposto sob Propriedade de Veículos Automotores e seu valor corresponde a até 4% do valor de tabela do veículo, dependendo do estado.

Ele pode ser pago à vista logo no início do ano, com desconto, ou parcelado – cada DETRAN define a quantidade de parcelas em que é possível dividir o pagamento.

Com o número do RENAVAM é possível consultar e baixar a guia para pagamento do IPVA online, no site de cada DETRAN.

Licenciamento

Este documento é importantíssimo que esteja quitado e atualizado anualmente, pois ele atesta que o veículo está em situação regular e autorizado a circular. E, ao andar com este documento em atraso, seu automóvel pode ser apreendido e multado.

Então, você precisa saber que o Licenciamento pode ser pago no 2º semestre do ano e o vencimento depende da numeração da placa.

Mas, caso você queira ter o documento 2022 atualizado, é necessário que o licenciamento esteja quitado até o início do ano.

DPVAT

Por fim, o DPVAT, que é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos, seria mais um débito para se atentar no início do ano.

No entanto, assim como em 2021, o DPVAT não será cobrado em 2022. Ufa! Um documento a menos para se preocupar e um gasto a menos com impostos veiculares.

Como consultar os débitos do seu veículo?

Existem muitas maneiras de consultar os documentos e débitos do veículo, mas as mais utilizadas são o site da Secretaria da Fazenda ou o DETRAN de seus respectivos estados.

Também é possível, através da consulta de placa, visualizar um extrato de todos os débitos que o veículo possui, seja deste ano ou anos anteriores. 

Além disso, com a atualização para o CRLV-e, você também pode conferir o status da documentação do veículo e sua regularidade através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.  

Para todas essas consultas, porém, é necessário informar o número do RENAVAM do veículo em questão. Caso você não saiba como encontrá-lo, é possível consultar o RENAVAM pela placa.

Como realizar o pagamento?

Muitos bancos conveniados ao DETRAN conseguem puxar o extrato dos débitos apenas com o número do RENAVAM, assim, você pode pagar esses débitos direto da sua conta bancária, via aplicativo ou solicitando ao caixa do banco.

Caso você realize as consultas pelo site, você também pode baixar as guias de pagamento do IPVA e Licenciamento para pagar da maneira que preferir. Além disso, se estiver com muitas dúvidas, vale solicitar a um despachante para emitir os extratos e guias para o pagamento.

E lembre-se: é importante assegurar que todos os débitos do veículo estejam quitados para evitar constrangimentos e problemas futuros. Caso você esteja comprando um veículo neste início de ano, negocie e confira se todos os débitos do automóvel estão quitados para que você não tenha problemas com a transferência e nem saia no prejuízo.

Quer ter certeza se um veículo está com todos os débitos em dia? Clique abaixo e faça uma consulta de placa para receber um histórico com informações completas sobre ele:

Faça seu comentário