Todos os anos, proprietários e condutores precisam acertar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA. Mas, você sabe onde e como consultar o valor do seu IPVA?

Se você ficou na dúvida ou simplesmente não tem essa resposta, saiba que você não está sozinho(a). E foi exatamente para solucionar essa dúvida que preparamos este post!

A seguir, você vai aprender a realizar a consulta do IPVA pela placa e porque essa opção é vantajosa, além de entender o que é e como calcular esse imposto para se manter em dia com as suas obrigações fiscais. Vamos lá?

O que é e para que serve o IPVA?

Como já dissemos, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e, segundo a Constituição Federal, ele é instituído, recolhido e regulamentado pelos governos dos estados.

Sua finalidade é arrecadar verba para investimento municipal e estadual tanto para manutenção e recuperação de ruas e rodovias quanto para outras demandas e políticas públicas, como Saúde, Educação e Segurança, por exemplo.

Como é feito o cálculo do IPVA?

Como cada estado tem suas próprias regras, alíquotas, descontos e prazos, o cálculo do IPVA depende dessas regulamentações específicas e para fazer a conta do seu é necessário consultar a lei que vigora no seu estado, acessando os sites do DETRAN e/ou da SEFAZ.

No entanto, de forma geral, o cálculo é feito a partir da multiplicação do valor venal do veículo pela alíquota de IPVA em que o veículo se encaixa (IPVA = Valor Venal x Alíquota).

Tanto o valor venal como a alíquota são definidos pela SEFAZ de cada estado e ter essas duas informações são o pré-requisito para obter o valor do IPVA manualmente, realizando o seu cálculo. 

É importante lembrar que o valor venal dos veículos diminui a cada ano e, portanto, o cálculo precisa ser refeito anualmente.

Consultar IPVA: como isso é feito?

Apesar do cálculo ser simples, o procedimento padrão é realizar uma consulta direta do IPVA, que permite verificar as pendências e o valor a ser pago no ano vigente sem necessidade de conta. Essa consulta pode ser feita de duas formas principais: 

Consulta de IPVA pelos sistemas estaduais

A consulta feita a partir dos sistemas estaduais do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) é bastante comum e fácil.

Porém ela é restrita a somente esta informação específica e exige que o número do RENAVAM do veículo seja informado. Ao inserir esse dado e realizar o procedimento de segurança da página, é liberado o acesso ao extrato do IPVA.

Agora, para quem não possui esse dado em mãos ou está realizando uma consulta com propósito informativo e/ou verificatório sobre um veículo que não seja seu, mas tenha interesse em comprar, a outra opção é realizar a consulta pelo número da placa.

Consulta de IPVA pela placa

Optar por um serviço de consulta de placa online é uma forma muito prática de obter a informação sobre o IPVA de um veículo, pois basta inserir este dado simples e não sensível e acessar o relatório do automóvel.

A maior vantagem dessa consulta é que ela é fácil, rápida e também completa, oferecendo não só a informação sobre o IPVA, mas um histórico completo do veículo e do proprietário, com dados que podem ser essenciais para você fazer um bom negócio ou verificar se há alguma pendência com o seu carro ou moto para além dessa obrigação fiscal.

E é exatamente isso que te oferecemos aqui no Consultar Placa: o maior número de informações por um baixo custo e com máxima agilidade e segurança para você não ser passado para trás e evitar dores de cabeça ou prejuízos. 

Se ficou interessado(a), veja quais informações importantes você pode descobrir ao consultar a placa de um veículo e saiba mais sobre os nossos planos e vantagens clicando aqui:

Faça seu comentário