Recentemente, por conta de uma mudança nas diretrizes do CRLV, muitas pessoas começaram a se perguntar se era preciso ir até um posto do DETRAN para emitir esse documento. 

Essa dúvida começou a gerar muita preocupação, ainda mais com as práticas de isolamento e distanciamento social, que promovem mais segurança e conforto.

Nesse post, vamos solucionar esses questionamentos, além de explicar exatamente quais foram essas mudanças e como elas impactam o dia a dia dos motoristas. Veja também o que é o CRLV-e e quais são as formas disponíveis de emitir esse documento tão importante. Vamos lá?

O que é o CRLV?

CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Até uns anos atrás, era obrigatório andar com esse documento dentro do carro, em posse do motorista ou no porta-luvas.

A partir de 2016, a obrigatoriedade de portar esse documento não existe mais, desde que as informações possam ser consultadas de forma eletrônica.

E o CRLV-e?

Recentemente, o processo também passou por mais uma alteração, com a chegada da CRLV-e.

O CRLV-e nada mais é do que a versão eletrônica do CRLV-e, o documento que comprova o registro e a propriedade de um veículo. Em 2019, o Conselho Nacional de Trânsito definiu que o proprietário do veículo não receberá mais o documento em formato impresso.

Os motoristas tiveram até o dia 30 de Junho para se adaptar à nova realidade, já que essa foi a data instituída para a implementação do CRLV-e em todo o território nacional.

Preciso ir ao DETRAN para emiti-lo?

De forma bem direta, não. Mas se você prefere resolver as coisas pessoalmente, você pode ir até um posto do DETRAN para emitir esse documento.

Como os DETRANs de cada estado funcionam de forma diferente, é preciso ligar em um posto e se informar sobre o agendamento para realizar a emissão do CRLV-e.

Outras formas de emitir o documento

Mesmo que exista a possibilidade de ir até um posto do DETRAN para emitir o CRLV-e, muitas pessoas preferem resolver isso sem precisar sair de casa, já que uma ida até um posto do DETRAN pode culminar em estresse e atrasos.

É possível emitir a versão digital do CRLV pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, então você precisa baixar o app, fornecer o código indicado no CRV e fazer o download do documento.

Emissão de CRLV-e fácil

Se você não quer ir ao DETRAN ou não quer ocupar espaço no seu celular com o app Carteira Digital de Trânsito, existe uma forma muito mais fácil de emitir o CRLV-e.

No site do Consultar Placa, você tem acesso a uma funcionalidade especial de emissão da versão eletrônica do CRLV-e, tudo de forma super rápida e prática. Você só precisa informar a placa do carro do qual deseja emitir o documento, seu e-mail e pronto!

No checkout de pagamento de qualquer relatório solicitado, é possível adicionar o extra de CRLV-e e dentro de instantes é só checar a sua caixa de e-mail. Muito fácil, né?

O Consultar Placa é o lugar ideal para você recorrer quando bate alguma dúvida sobre um veículo, seja na hora de comprar um seminovo ou em qualquer outra situação. É tudo simples, rápido e sem complicações que te impedem de seguir com a consulta.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a necessidade de ir ou não ao DETRAN para emitir a versão digital do CRLV? Se você tem dúvidas mais gerais sobre esse documento, é só dar uma olhada no nosso guia completo sobre o CRLV-e.

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria