Se você quer saber mais sobre o histórico do seu veículo, é imprescindível que você tenha anotado o número do RENAVAM. Mas afinal, o que quer dizer esta sigla? Para que serve este código?

Vamos te mostrar, a seguir, tudo que você precisa saber sobre esse dado do seu veículo e como você pode consultá-lo para ter ele sempre à mão! 

O que é RENAVAM?

Reprodução: Detran-SP

O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Na prática, ele é um código numérico de 11 dígitos e mais um dígito verificador, mais ou menos nessa configuração: 1234567890-X.

Este código é uma identificação do veículo, que o acompanha desde a fabricação até o descarte final. Ou seja, o número do RENAVAM é imutável, mesmo que ocorram alterações no veículo ou de proprietários. 

RENAVAM x Chassi

Ambos são números que caracterizam o veículo, no entanto o RENAVAM é como a identidade do automóvel e seu número é gerado pelo governo do país. 

Por outro lado, o chassi é a estrutura básica do veículo, feita de aço ou alumínio e sobre a qual são montadas as partes da carroceria, motor, suspensão e rodas. 

O chassi recebe uma numeração em alto relevo ainda na fábrica, e assim como o do Renavam, este código nunca irá mudar. 

RENAVAM x Licenciamento

O Licenciamento é o documento que autoriza o veículo a circular que deve ser renovado a cada ano. O CRLV atualizado é emitido com a regularização do Licenciamento. 

O número do RENAVAM do veículo é informado no CRLV, por isso é importante mantê-lo sempre em dia para evitar transtornos. Através do RENAVAM é possível verificar o histórico dos licenciamentos pagos. 

Para que ele serve?

É possível consultar diversas informações e detalhes sobre o veículo através do RENAVAM, tais como:

Características físicas

No RENAVAM fica registrado a marca do carro, ano, modelo, cor, chassi e demais características físicas que descrevem o veículo.

Histórico de restrições

É possível também verificar se o veículo possui algum histórico de roubo e furto, passagem por leilão, sinistros e até mesmo bloqueios judiciais ou administrativos. 

Histórico de débitos

Além disso, o RENAVAM permite consultar todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, licenciamento, multas e demais impostos e taxas que estejam vinculados com o veículo.

Histórico de alterações

Por fim, é possível verificar qualquer alteração que o veículo tenha sofrido através da consulta deste código, como por exemplo: chassi remarcado, recall, veículo recuperado, entre outras.

Quando o RENAVAM é feito?

Ele é gerado pelo Detran de jurisdição do automóvel junto com a emissão do primeiro licenciamento do veículo. Os dados do chassi, ou seja, os dados de fábrica são os primeiros registrados nele.

Onde ele fica?

Reprodução: Detran-PR

Ele fica escrito no CRV e CRLV. Agora que esses documentos são disponibilizados somente no formato digital, você pode encontrá-lo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, procurando pelo CRLV-e.

Sendo assim, ao acessar o CRLV digital, você vai encontrar o RENAVAM na segunda linha, acima da anotação da placa no documento. 

Como consultar RENAVAM?

É possível consultar o histórico do veículo de forma muito fácil através do RENAVAM. No entanto, se você tiver dificuldades para encontrar este número, você também pode fazer uma consulta de placa para localizá-lo. Entenda todas as possibilidades:

No site do Detran

Procure o site do Detran do estado em que seu veículo está registrado e, através de uma busca simples, apenas com o número do RENAVAM, você terá acesso aos dados do veículo.

No site da Senatran

A Secretaria Nacional de Trânsito também possibilita aos usuários acessar os dados do veículo através do RENAVAM pelo seu site.

É preciso criar um cadastro para entrar e ter acesso aos dados. Por isso, se complicar, o mais fácil é fazer uma consulta de placa.

Consulta de Placa

Caso você não tenha encontrado o número do RENAVAM do veículo, a maneira mais fácil e rápida é, portanto, realizar a consulta de placa.

Com uma simples consulta, você obtém a ficha completa do veículo, incluindo este dado e demais detalhes importantes do histórico. 

Então, para fazer a consulta de placa, acesse o site da Consultar Placa, digite a placa e o e-mail em que quer receber as informações.

Assim, em instantes você receberá todas as informações que deseja saber sobre o veículo, incluindo o número do RENAVAM. 

Saber os dados do veículo e seu histórico é muito importante, seja para uma negociação de compra e venda ou para saber se seus documentos estão em dia.

Por isso, uma consulta de placa pode facilitar a sua vida na hora de obter as informações do veículo. Ainda está com dúvidas de como encontrar o RENAVAM e o histórico do veículo? Clique no link abaixo:

Faça seu comentário