Vender veículos online se tornou comum nos últimos anos e é sinônimo de praticidade para os vendedores e compradores. Entretanto, é preciso cuidado redobrado para evitar golpes, como o golpe do Renavam, que tem atingido os proprietários de veículos.

Nesse tipo de situação, a informação é a melhor aliada. Por isso, neste artigo, explicamos tudo sobre este novo golpe do Renavam e como você pode se prevenir dele. Acompanhe e confira!

Pensando em vender seu carro online? Fique de olho!

Antes de falarmos sobre como o golpe do Renavam acontece, precisamos destacar que ele tem como alvo os vendedores. Pois é, diferente do que costuma acontecer, este novo golpe atinge os proprietários que estão anunciando seus veículos online.

Portanto, não são apenas os compradores que precisam se manter atentos para não cair em golpes de revenda. Existem quadrilhas e criminosos que planejam e aplicam golpes neste outro lado da equação, e quem não está bem informado e atento pode ser gravemente prejudicado. 

Do que se trata o golpe do Renavam?

O golpe do Renavam envolve a coleta e uso deste dado para realizar fraudes e outros golpes. O esquema criminoso se inicia com os bandidos entrando em contato com um proprietário que está anunciando um veículo online. 

Nesta conversa, eles se passam por potenciais compradores do veículo e pedem o número da placa e do Renavam. A alegação é usar estes dados para fazer consultas e verificações do histórico do carro antes de adquiri-lo.

No entanto, os golpistas utilizam esses dados para obter outras informações do proprietário ou veículo e usá-las em inúmeras outras fraudes e golpes – falaremos mais sobre adiante.

Ou seja, este golpe é todo baseado na boa-fé dos anunciantes que compartilham os dados na intenção de facilitar sua negociação e venda. Afinal, sempre falamos e reforçamos por aqui como uma consulta de placa ajuda a garantir uma compra segura e vantajosa.

Entretanto, os golpistas estão sempre em busca de formas de enganar e tirar proveito de pessoas bem intencionadas, e este é só mais um exemplo disso. 

Quais os riscos do golpe do Renavam?

O Renavam é como a identidade ou CPF de um veículo. Ele também é a chave para vários outros dados, do veículo e do proprietário, obtidos via consultas públicas e privadas.

Com um grande número de informações em mãos, os golpistas podem utilizá-las em documentos fraudados, como CNHs ou CRLVs. E tais documentos falsificados colocam o nome do proprietário e o registro do veículo em risco.

Os criminosos podem cometer infrações e estas serão direcionadas à vítima ou veículo do golpe, por exemplo. Consequentemente, o proprietário terá pendências financeiras e jurídicas com as autoridades de trânsito e poderá perder sua permissão para dirigir. 

Além disso, o veículo em si também pode ser clonado. Neste caso, o proprietário, caso caia em uma fiscalização ou parada, terá que responder por essa acusação e comprovar sua inocência. 

Para isso, é preciso apresentar os documentos originais do veículo e cumprir as etapas do processo de investigação. Estes trâmites podem demorar e envolver custos para o proprietário, e ele ainda pode ter o veículo retido ou recolhido permanentemente.

Como você pode se prevenir?

Viu só como o golpe do Renavam é uma verdadeira cilada para os proprietários de veículos? Agora que você já sabe do que ele se trata e os riscos, que tal falarmos sobre como se proteger?

Um pensamento comum é: “Basta nunca compartilhar nenhum dado do veículo com ninguém”, contudo esta não é a melhor abordagem. 

Como vendedor, você precisa passar credibilidade e segurança para as pessoas com quem você está negociando. Caso contrário, a sua venda pode demorar muito mais ou nem acontecer. Sem contar que todo comprador tem o direito legal de saber sobre a situação do veículo com total transparência.

Então, qual a solução? Bom, você pode solicitar alguns dados e confirmações do interessado antes de passar qualquer informação do veículo. Assim, você consegue saber com quem está negociando e afasta os golpistas que estão em busca de alvos fáceis.

Pode ser um número de um documento, uma chamada de vídeo, uma vistoria presencial ou qualquer outro tipo de troca que te deixe mais seguro. Negociar prioritariamente com empresas especializadas e reconhecidas é outra alternativa, pois assim você garante maior confiabilidade na sua venda.

Vai vender seu carro? Fique de olho nos indícios do golpe do Renavam e aplique as dicas que trouxemos aqui para se manter longe dele! 

Confira também alguns truques de mestre para fugir dos golpes de revenda, assim você fica seguro na hora de vender e comprar um veículo seminovo ou usado 😉

Faça seu comentário