Está em dúvida se vale a pena comprar uma moto de leilão? Vamos te ajudar a esclarecer os principais pontos que você deve analisar antes de fechar negócio.

Comprar uma moto de leilão pode ser sinônimo de economia, devido seu valor ser reduzido entre 30% à 50% do valor da tabela FIPE, dependendo do caso.

No entanto, as motos costumam ir para leilão devido a pendências financeiras e documentais ou até mesmo por sinistro. Portanto, é importante conhecer a origem e o tipo do leilão.

Muitos fatores devem ser considerados na hora da decisão de compra de uma moto de leilão. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesta escolha, evitando cair em golpes e ficar no prejuízo. Vem ver!

1. Avalie o estado da moto presencialmente

Nada melhor do que uma boa vistoria presencial para analisar o estado de conservação da moto. Verifique se as imagens do anúncio correspondem ao que você está procurando. Existem pelo menos 11 coisas para checar ao comprar uma moto seminova ou usada!

Além disso, para não cair em golpes de revenda e confirmar as informações da leiloeira, faça uma consulta de placa antes. Assim, no momento da vistoria, você estará prevenido com todas as informações necessárias. 

2. Leia atentamente as normas do edital

Neste documento você encontra todas as informações sobre os lotes dos veículos leiloados e através dele você consegue saber se a moto tem algum tipo de avaria, se é conservada ou de sucata. Se você não encontrar o edital do leilão, desconfie, pois pode indicar que este leilão não é legalizado.

3. Verifique se a leiloeira é credenciada

Para evitar os leilões clandestinos, é preciso conferir se a leiloeira é legalizada, pois você pode ter problemas para regularizar a sua moto caso ela seja proveniente de um leilão não credenciado.

Essa informação você pode verificar no portal do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Veja aqui a relação de leiloeiros credenciados!

4. Consulte o histórico

Uma consulta de placa também vai te esclarecer muitas dúvidas. Com as informações fornecidas pelo Consultar Placa, você consegue um relatório completo dos dados da moto, incluindo se há histórico de roubo e furto e outras irregularidades, e assim você pode analisar com clareza se este será um bom negócio ou não.

5. Confirme se será possível regularizá-la

Normalmente, as motocicletas que são identificadas como sucata são impedidas de rodar, pois perdem o direito de rematrícula do veículo no Detran.

Já aquelas que se categorizam como conservadas podem rodar normalmente, o comprador só deve se atentar se há algum tipo de restrição para regularizar, evitando possíveis impedimentos de circular com a moto. 

Afinal, vale a pena?

Todas as informações que você precisa analisar para saber se vale a pena comprar uma moto de leilão, você terá a partir da consulta de placa. Então, basta analisar as condições da moto e as informações para saber se o valor que estão pedindo nela condiz com o estado da moto ou se você terá prejuízos ao tentar regularizá-la.

Se o custo de recuperação da moto exceder o valor da tabela, isso pode indicar um mau negócio. Mas se você realmente quer comprar uma moto de leilão sem ficar no prejuízo, procure achar uma opção que seja de origem de recuperação financeira, pois estas costumam estar mais bem conservadas.

Por isso, recomendamos sempre uma consulta de placa para você ter certeza se vale a pena ou não comprar uma moto de leilão. Para realizar a consulta, é muito fácil: clique no link abaixo, informe a placa da motocicleta e o seu e-mail, e em poucos minutos você terá acesso ao relatório:

Quer saber sobre o nosso serviço antes? Conheça as informações valiosas que você pode obter através de uma consulta de placa e as muitas vantagens que ela irá trazer para a sua negociação!

Faça seu comentário